Home Últimas Notícias Índia precisa dobrar exportações de açúcar para lidar com excedente
Últimas Notícias

Índia precisa dobrar exportações de açúcar para lidar com excedente

India
Compartilhar

A Índia precisa dobrar sua alocação de exportação de açúcar para 2 milhões de toneladas na nova temporada, uma vez que a menor destinação da commodity para a produção de etanol deverá elevar o excedente doméstico, disseram autoridades do setor nesta quinta-feira, 6.

O aumento das exportações do segundo maior produtor mundial de açúcar pode pressionar os futuros de referência de Nova York e Londres, que estão oscilando perto das mínimas de cinco anos.

A Índia foi o segundo maior exportador de açúcar do mundo nos cinco anos até 2022/23, com embarques médios de 6,8 milhões de toneladas por ano. Mas uma seca levou o governo a proibir as exportações de açúcar em 2023/24, permitindo apenas 1 milhão de toneladas no ano passado.

“Se estivermos falando sobre os prováveis volumes de exportação para esta temporada, estamos prevendo a saída de até 2 milhões de toneladas de açúcar do país”, disse o diretor geral da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (Isma), Deepak Ballani, à Reuters.

A produção líquida de açúcar da Índia para a temporada 2025/26, que começou em 1º de outubro, é estimada em 30,95 milhões de toneladas após a destinação de cerca de 3,4 milhões de toneladas para a produção de etanol, um aumento de 18,5% em relação ao ano passado, de acordo com a Isma.

O órgão do setor esperava anteriormente um desvio de 4,5 a 5 milhões de toneladas de açúcar para o etanol este ano, mas apenas 28% da alocação total para o biocombustível foi para o etanol à base de açúcar, e o restante foi alocado para usinas de etanol à base de matérias-primas.

O setor pediu ao governo que permita que as usinas iniciem as exportações de açúcar mais cedo, para que possam produzir açúcar bruto no início da temporada para embarques para o exterior, disse o diretor administrativo da Federação Nacional das Usinas Cooperativas de Açúcar (NFCSF), Prakash Naiknavare.

A Índia terá uma janela curta de quase três meses para exportar antes que os suprimentos brasileiros da nova temporada comecem a pesar sobre os preços globais.

Reuters| Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...