Home Últimas Notícias Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow
Últimas Notícias

Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow

Compartilhar

A demanda global por açúcar bruto pode estar enfraquecendo após os grandes volumes registrados até agora neste ano, disse a empresa de trading e serviços do mercado de commodities Czarnikow, em um relatório nesta sexta-feira, 18.

A companhia disse que a queda do prêmio do açúcar branco, ou a diferença de preço entre o açúcar refinado e o açúcar bruto, e a redução do tempo de espera para os navios carregarem açúcar nos portos brasileiros são indicadores de enfraquecimento da demanda.

O prêmio do açúcar branco caiu recentemente para cerca de US$ 85 por tonelada, “o que não é suficiente para que uma refinaria de reexportação típica opere lucrativamente”, disse o analista da Czarnikow, Ben Seed, no relatório.

Ele também disse que as refinarias no Oriente Médio estão enfrentando dificuldades com a concorrência cada vez maior dos produtores de açúcar europeus, já que a União Europeia relatou uma grande safra neste ano.

O tempo de espera dos navios nos portos brasileiros é atualmente menor do que no mesmo período dos últimos dois anos, o que, segundo a Czarnikow, é uma indicação de enfraquecimento da demanda.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar bruto, respondendo por uma fatia de 60% a 70% do comércio global da commodity.

“Olhando para o futuro, um desafio para a redução da demanda é que este é agora um período do ano em que os estoques globais de açúcar estão em seu nível mais baixo. Isso não deixa uma quantidade enorme de flexibilidade para muitos compradores mudarem suas intenções de demanda”, acrescentou o analista.

Reuters/Marcelo Teixeira

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercadante sobre a Raízen: Responsabilidade pela solução é dos acionistas, Cosan e Shell

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a responsabilidade pela recuperação...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que esperar da safra 2026/27?

Embora as perspectivas de produtividade para essa Safra 2026/27 sejam positivas, com...

Últimas Notícias

Mulheres ganham cada vez mais espaço e protagonismo na CRV Industrial

Com 221 colaboradoras em diferentes áreas, a CRV Industrial de Minas Gerais...

Últimas Notícias

Alta do petróleo pode levar usinas a priorizar produção de etanol no Brasil

A recente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas...