Home Últimas Notícias Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow
Últimas Notícias

Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow

Compartilhar

A demanda global por açúcar bruto pode estar enfraquecendo após os grandes volumes registrados até agora neste ano, disse a empresa de trading e serviços do mercado de commodities Czarnikow, em um relatório nesta sexta-feira, 18.

A companhia disse que a queda do prêmio do açúcar branco, ou a diferença de preço entre o açúcar refinado e o açúcar bruto, e a redução do tempo de espera para os navios carregarem açúcar nos portos brasileiros são indicadores de enfraquecimento da demanda.

O prêmio do açúcar branco caiu recentemente para cerca de US$ 85 por tonelada, “o que não é suficiente para que uma refinaria de reexportação típica opere lucrativamente”, disse o analista da Czarnikow, Ben Seed, no relatório.

Ele também disse que as refinarias no Oriente Médio estão enfrentando dificuldades com a concorrência cada vez maior dos produtores de açúcar europeus, já que a União Europeia relatou uma grande safra neste ano.

O tempo de espera dos navios nos portos brasileiros é atualmente menor do que no mesmo período dos últimos dois anos, o que, segundo a Czarnikow, é uma indicação de enfraquecimento da demanda.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar bruto, respondendo por uma fatia de 60% a 70% do comércio global da commodity.

“Olhando para o futuro, um desafio para a redução da demanda é que este é agora um período do ano em que os estoques globais de açúcar estão em seu nível mais baixo. Isso não deixa uma quantidade enorme de flexibilidade para muitos compradores mudarem suas intenções de demanda”, acrescentou o analista.

Reuters/Marcelo Teixeira

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...