Home Últimas Notícias Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow
Últimas Notícias

Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz Czarnikow

Compartilhar

A demanda global por açúcar bruto pode estar enfraquecendo após os grandes volumes registrados até agora neste ano, disse a empresa de trading e serviços do mercado de commodities Czarnikow, em um relatório nesta sexta-feira, 18.

A companhia disse que a queda do prêmio do açúcar branco, ou a diferença de preço entre o açúcar refinado e o açúcar bruto, e a redução do tempo de espera para os navios carregarem açúcar nos portos brasileiros são indicadores de enfraquecimento da demanda.

O prêmio do açúcar branco caiu recentemente para cerca de US$ 85 por tonelada, “o que não é suficiente para que uma refinaria de reexportação típica opere lucrativamente”, disse o analista da Czarnikow, Ben Seed, no relatório.

Ele também disse que as refinarias no Oriente Médio estão enfrentando dificuldades com a concorrência cada vez maior dos produtores de açúcar europeus, já que a União Europeia relatou uma grande safra neste ano.

O tempo de espera dos navios nos portos brasileiros é atualmente menor do que no mesmo período dos últimos dois anos, o que, segundo a Czarnikow, é uma indicação de enfraquecimento da demanda.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar bruto, respondendo por uma fatia de 60% a 70% do comércio global da commodity.

“Olhando para o futuro, um desafio para a redução da demanda é que este é agora um período do ano em que os estoques globais de açúcar estão em seu nível mais baixo. Isso não deixa uma quantidade enorme de flexibilidade para muitos compradores mudarem suas intenções de demanda”, acrescentou o analista.

Reuters/Marcelo Teixeira

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Falecimento de José Paulo Stupiello marca o setor sucroenergético

Na manhã de ontem, sábado (30), a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e...

DestaqueÚltimas Notícias

Nomeações de Artur Watt Neto e Pietro Mendes para a ANP são publicadas no DOU

Nesta sexta-feira, 29, o Diário Oficial da União (DOU) incluiu a publicação...

DestaqueÚltimas Notícias

ISO prevê déficit global de 231 mil toneladas de açúcar em 2025/26

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) espera que o déficit no mercado...