Home Últimas Notícias Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos três meses em várias regiões do país
Últimas Notícias

Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos três meses em várias regiões do país

Sugar cane sunset plantation beautiful
Compartilhar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um período de seca intensa e temperaturas elevadas em diversas áreas do Brasil nos próximos três meses. De acordo com o Boletim Agroclimatológico, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão chuva abaixo da média, com calor extremo, o que deve aumentar o risco de queimadas e incêndios florestais.

No Sudeste, enquanto o sul de São Paulo pode ter chuvas acima da média, o norte do estado e o oeste de Minas Gerais devem enfrentar temperaturas elevadas e umidade do solo baixa.

A região Centro-Oeste, que já enfrenta seca desde maio, continuará com condições críticas, afetando especialmente Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As temperaturas serão elevadas, com níveis de umidade no solo muito baixos. A volta das chuvas é esperada apenas para outubro, mas de forma gradual. Em Mato Grosso, o plantio de grãos será diretamente impactado, com melhoria das condições climáticas somente em novembro.

No Nordeste, os estados do Piauí, Ceará e Bahia são os mais afetados pela previsão de chuvas muito abaixo da média. O calor intenso deve dominar o cenário, principalmente no Piauí e no oeste da Bahia, onde as altas temperaturas podem ultrapassar os 36°C. O litoral de estados como Alagoas e Sergipe pode ter melhores condições, com níveis de umidade estáveis até outubro, mas a situação também deve se deteriorar em novembro, com a redução das chuvas.

No Norte, estados como Amazonas, Pará e Tocantins devem sofrer com a escassez de chuvas. O leste do Amazonas e o sul do Pará, em particular, devem registrar temperaturas acima do normal, agravando as condições de seca e favorecendo incêndios. A expectativa de retorno das chuvas é mínima antes de novembro, quando os níveis de umidade no solo podem melhorar, mas ainda de forma limitada.

No Sul, a situação é mais favorável, com chuvas acima da média previstas para o Paraná e o Rio Grande do Sul, mas há risco de geadas em áreas de maior altitude, principalmente em setembro.

Com informações da Agência Estado/Gabriel Azevedo
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Produtividade da cana-de-açúcar em novembro cresce 0,7% no Centro-Sul, mostra boletim do CTC

Média alcançou 63,3 toneladas por hectare nesta safra, contra 62,8 t/h na...

adecoagro
Últimas Notícias

Adecoagro anuncia definição do preço da oferta pública de ações ordinárias

A Adecoagro anunciou nesta sexta-feira, 12, o preço de sua oferta pública...

A Cerradão, localizada em Frutal, MG, é unidades sucroenergéticas do Centro-Sul que entrarão na safra 2020/21 uma semana depois do planejado.
Últimas Notícias

Rabobank fecha operação verde para expansão da Cerradão no Triângulo Mineiro

Crédito de R$ 80 milhões viabiliza recuperação de 3,7 mil hectares e...

Últimas Notícias

Após derrubada de vetos, nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

A derrubada de 52 vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental redefiniu...