Home Últimas Notícias Ipea prevê alta do PIB Agropecuário de 11,6 % em 2023
Últimas Notícias

Ipea prevê alta do PIB Agropecuário de 11,6 % em 2023

credito
Compartilhar

Estimativas elevadas para a produção de soja justificam o crescimento na previsão da produção vegetal para o próximo ano

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (14/12), nota com revisão das projeções para o setor agropecuário em 2022 e 2023. Para o próximo ano, a estimativa foi revisada de crescimento de 10,9% para alta de 11,6%, com aumento de 14,2% no valor adicionado (VA) da produção vegetal e de 1,6% no VA da produção animal, conforme tabela 1.

Tabela 1 – Elaboração: Coordenação de Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Dimac/Ipea

Na previsão anterior, os autores utilizaram como base as projeções de estimativas da publicação “Perspectivas para a Agropecuária – Safra 2022/2023”, divulgada pela Conab em agosto, tanto para a produção vegetal quanto para a produção animal.

Na nova estimativa para o próximo ano, os dados para a produção vegetal têm como base o prognóstico da Produção Agrícola para 2023 divulgado pelo IBGE mais recentemente, enquanto as estimativas para a pecuária são produzidas a partir de modelos econométricos próprios dos pesquisadores do Ipea.

As estimativas do IBGE para a soja são mais otimistas do que as divulgadas anteriormente, que agora são de alta de 22,5%, ante crescimento de 21,2%. No que diz respeito à produção animal, há perspectiva de crescimento para todos os segmentos.

O segmento de bovinos ainda deve se beneficiar da fase positiva do seu ciclo de produção em 2023 antes do início da retenção de fêmeas para reposição do rebanho, a produção de suínos permanece em patamares elevados apesar da redução da demanda chinesa e a produção de leite apresenta uma tendência de melhora que permite projetar um ano seguinte de recuperação.

Para 2022, a previsão do VA, que era de uma queda de 1,7% (como divulgado na Nota nº 27 da Carta de Conjuntura nº 56) foi revisada para um recuo menor, de 1,0%. A projeção do VA da produção vegetal para este ano foi revista de uma redução de 3,0% para queda de 2,6% em relação ao ano anterior. Para a produção animal, a estimativa de crescimento foi revista de 4,1% para 5,7%, conforme tabela abaixo:

Tabela 2 – Elaboração: Coordenação de Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Dimac/Ipea

O que motivou a nova previsão para 2022 foi a revisão pelo IBGE do resultado do Sistema de Contas Nacionais anuais e trimestrais para o setor agropecuário no período de 2020, no primeiro semestre deste ano e o forte crescimento da produção de bovinos no terceiro trimestre deste ano. As previsões são baseadas nas novas estimativas do IBGE divulgadas recentemente no levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e nas pesquisas trimestrais do abate de animais, do leite e da produção de ovos de galinha.

A revisão do recuo de 3,0% para queda de 2,6% no VA da produção vegetal em 2022 é justificada especialmente pelas novas estimativas para a produção de soja e laranja.

Principal produto da produção vegetal e do setor agropecuário, a soja vem registrando melhora nas estimativas de produção desde março deste ano.  A produção animal também contou com revisão para cima na nova estimativa e foi o componente que mais contribuiu para o novo número do VA do setor agropecuário em 2022.

Na contramão do desempenho positivo registrado pelos segmentos da produção animal, o leite apresentou a terceira queda seguida no resultado interanual. A produção de leite caiu 1,7% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a previsão para a produção de ovos quase não sofreu revisão, indicando pequeno crescimento de 0,5% no ano.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...