Home Últimas Notícias ISO prevê que mercado global de açúcar entre em déficit em 2026/27
Últimas Notícias

ISO prevê que mercado global de açúcar entre em déficit em 2026/27

Compartilhar

A Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) espera que o mercado global de açúcar entre em déficit de 262 mil toneladas em 2026/27 (outubro a setembro), marcando sua primeira estimativa para a próxima temporada.

O órgão ‌intergovernamental observou o aumento do risco associado ao iminente fenômeno climático El Niño e disse em uma atualização trimestral nesta segunda-feira, 18, que sua previsão de déficit foi em grande parte impulsionada por uma queda esperada de 2 milhões de toneladas na produção.

A ISO elevou sua estimativa para o ⁠superávit global de açúcar na temporada 2025/26 para 2,244 milhões de toneladas métricas, ante 1,22 milhão de toneladas anteriormente.

“A perspectiva para os preços nos próximos três meses é neutra, pois o superávit de 2025/26 é modesto. Enquanto isso, a formação de estoques, impulsionada por preocupações com a redução do uso de fertilizantes e o aumento do hedge, pode sustentar os preços”, disse.

Com relação ao etanol, que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar ou do milho, a ‌ISO ⁠espera que a produção de 2026 aumente de 123,1 bilhões para 129,4 bilhões de litros, graças à recuperação da produção brasileira e à expansão na Índia.

Ela prevê que o consumo de etanol aumentará de 122,9 bilhões para 126,9 bilhões de litros em 2026 – ainda um pouco abaixo dos níveis de produção.

“A alta dos preços do petróleo na esteira do conflito no Golfo Pérsico impulsionou a demanda por biocombustíveis: vários países introduziram ou ⁠expandiram programas de mistura, e o Brasil, a Índia e a União Europeia estão examinando ativamente um aumento nas misturas para E32, E25 e E20, respectivamente”, ⁠disse a ISO.

Os biocombustíveis geralmente são misturados à gasolina ou usados para substituir o diesel e se tornam mais econômicos quando os preços do petróleo sobem.

Reuters| May Angel

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar cristal reage no mercado paulista, mas compradores seguem à espera de preços menores

Chuvas limitaram a colheita da cana e reduziram a oferta do adoçante,...

Últimas NotíciasMercado

Chuvas sustentam preços do etanol pela terceira semana consecutiva no mercado paulista

Paralisações na moagem limitaram a oferta do biocombustível, enquanto distribuidoras seguem cautelosas...

Últimas Notícias

CEO da Raízen diz que vendas de usinas vão continuar, mas sem pressa

Os desinvestimentos para reduzir a capacidade de moagem de cana-de-açúcar da Raízen...