Home Últimas Notícias Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás
Últimas NotíciasDestaque

Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás

Jalles
A produtividade dos canaviais da companhia atingiu 83,4 t de cana por hectare, uma queda de 8,4% em relação ao mesmo período da safra anterior.
Compartilhar

Iniciativa pioneira reforça compromisso com a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável.

A Jalles anunciou, ontem, 29, a assinatura de um contrato de compromisso de investimento com a Albioma, empresa francesa produtora de energia, contendo os termos e condições para viabilizar a produção e comercialização de biometano. O combustível renovável será obtido por meio da purificação do biogás, que já é produzido a partir da vinhaça da cana-de-açúcar na Unidade Otávio Lage, em Goianésia/GO.

Caso a parceria seja firmada, a expectativa é de que a operação ocorra a partir de 2026. A capacidade de produção é estimada em 10 milhões Nm³ (metros cúbicos normal) de biometano por ano. A participação acionária das empresas no projeto corresponderá a 49% da Jalles e 51% da Albioma e parceria terá duração até 31 de dezembro de 2046.

A iniciativa reforça o compromisso da Jalles com a sustentabilidade e a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável. O biometano pode ser utilizado como combustível em residências, indústrias e veículos; e como alternativa de combustível para a caldeira da termelétrica da Unidade Otávio Lage, ampliando a eficiência energética da unidade.

“A Jalles e a Albioma foram pioneiras em Goiás na produção do biogás a partir da vinhaça e agora queremos ser os primeiros a produzir também o biometano no Estado. O combustível renovável poderá ser utilizado na própria companhia para substituir parcialmente o uso de diesel nas operações, reduzindo emissões de carbono e contribuindo para a descarbonização da frota e dos equipamentos agrícolas”, ressalta o CEO da Jalles Otávio Lage de Siqueira Filho.

“Temos muito orgulho de celebrar esse contrato para esse novo projeto de produção de biometano na Unidade Otávio Lage, confirmando o sucesso da nossa parceria de longa data com a Jalles. É um passo significativo adicional na implementação da estratégia de investimento da Albioma no Brasil em projetos sustentáveis de produção de energia, em parceria com o setor sucroenergético”, destaca Christiano Forman, CEO da Albioma Participações do Brasil.

A concretização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas, incluindo, mas não se limitando, à obtenção de financiamento, assinatura de contrato de venda de biometano e aspectos regulatórios.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...