Home Últimas Notícias Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás
Últimas NotíciasDestaque

Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás

Jalles
Compartilhar

Iniciativa pioneira reforça compromisso com a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável.

A Jalles anunciou, ontem, 29, a assinatura de um contrato de compromisso de investimento com a Albioma, empresa francesa produtora de energia, contendo os termos e condições para viabilizar a produção e comercialização de biometano. O combustível renovável será obtido por meio da purificação do biogás, que já é produzido a partir da vinhaça da cana-de-açúcar na Unidade Otávio Lage, em Goianésia/GO.

Caso a parceria seja firmada, a expectativa é de que a operação ocorra a partir de 2026. A capacidade de produção é estimada em 10 milhões Nm³ (metros cúbicos normal) de biometano por ano. A participação acionária das empresas no projeto corresponderá a 49% da Jalles e 51% da Albioma e parceria terá duração até 31 de dezembro de 2046.

A iniciativa reforça o compromisso da Jalles com a sustentabilidade e a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável. O biometano pode ser utilizado como combustível em residências, indústrias e veículos; e como alternativa de combustível para a caldeira da termelétrica da Unidade Otávio Lage, ampliando a eficiência energética da unidade.

“A Jalles e a Albioma foram pioneiras em Goiás na produção do biogás a partir da vinhaça e agora queremos ser os primeiros a produzir também o biometano no Estado. O combustível renovável poderá ser utilizado na própria companhia para substituir parcialmente o uso de diesel nas operações, reduzindo emissões de carbono e contribuindo para a descarbonização da frota e dos equipamentos agrícolas”, ressalta o CEO da Jalles Otávio Lage de Siqueira Filho.

“Temos muito orgulho de celebrar esse contrato para esse novo projeto de produção de biometano na Unidade Otávio Lage, confirmando o sucesso da nossa parceria de longa data com a Jalles. É um passo significativo adicional na implementação da estratégia de investimento da Albioma no Brasil em projetos sustentáveis de produção de energia, em parceria com o setor sucroenergético”, destaca Christiano Forman, CEO da Albioma Participações do Brasil.

A concretização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas, incluindo, mas não se limitando, à obtenção de financiamento, assinatura de contrato de venda de biometano e aspectos regulatórios.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Produção de etanol nos EUA avança 4,3% na semana

A produção média de etanol nos Estados Unidos foi de 1,036 milhão...

Últimas NotíciasUncategorized

IA revoluciona controle de plantas daninhas e reduz custos para o produtor de cana

Tecnologia auxilia agricultor na identificação de mais de 100 espécies de plantas...

safras
DestaqueÚltimas Notícias

Grupo Safras tem pedido de recuperação judicial deferido pela Justiça de MT

A juíza Giovana Pasqual de Mello, da 4ª Vara Cível de Sinop...

Últimas Notícias

Usina Agrovale recebe incentivo fiscal do governo da Bahia para produção de etanol

A usina é a maior geradora de postos de trabalho no setor...