Home Açúcar Mercado de açúcar cristal retoma ritmo após recesso com oscilações nos preços
AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Mercado de açúcar cristal retoma ritmo após recesso com oscilações nos preços

Compartilhar

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou o ano de 2025 com um cenário de baixa liquidez, como já era esperado devido ao período de recesso. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), as negociações no mercado spot, entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, foram pontuais e refletiram o ritmo lento da época. Nesse período, o Indicador CEPEA/ESALQ, para o açúcar Icumsa 130 a 180, registrou média de R$ 160,43 por saca de 50 kg, o que representou uma leve alta de 0,08% frente à semana anterior.

Com o retorno das atividades na segunda semana de janeiro, o mercado demonstrou recuperação no volume de negociações. De acordo com o Cepea, entre 6 e 10 de janeiro, a liquidez aumentou significativamente, embora os preços tenham apresentado uma retração. O Indicador CEPEA/ESALQ para o açúcar cristal (Icumsa 130 a 180) caiu para R$ 159,29 por saca, o que representa uma queda de 0,71% em relação ao período anterior.

Pesquisadores do Cepea explicam que a retração nos preços foi puxada pela postura firme dos compradores, que pressionaram para obter o produto a valores mais baixos, especialmente no caso do tipo Icumsa 180. Algumas usinas cederam à pressão, enquanto outras, que operam com o tipo Icumsa 150, mantiveram os preços firmes, justificando a decisão pela maior destinação desse produto ao mercado externo.

Ainda segundo o Cepea, as exportações continuam absorvendo parte significativa da produção nacional, o que reduz a oferta no mercado interno. Esse cenário deve manter a volatilidade dos preços no mercado spot nas próximas semanas, à medida que as negociações se intensificam.

Com informações do Cepea ESALQ/USP
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...