Home Últimas Notícias Mercado do açúcar despenca com pressão da safra brasileira e possível exportação indiana
Últimas Notícias

Mercado do açúcar despenca com pressão da safra brasileira e possível exportação indiana

(Imagem criada por IA)
Compartilhar

Os preços do açúcar despencaram nesta segunda-feira (22), com o mercado de Londres registrando o menor patamar em quatro anos. A tendência de queda vem se acentuando nos últimos seis meses, de acordo com análise da Barchart, impulsionada principalmente pelo aumento da produção brasileira. Na última quinta-feira (19), o açúcar negociado em Nova York atingiu o menor nível em 4,25 anos nos contratos mais próximos.

O contrato de açúcar bruto com vencimento em outubro recuou 0,21 centavos de dólar, ou 1,4%, encerrando o dia a 15,25 centavos de dólar por libra-peso — próximo da mínima de dois meses e meio, registrada na semana passada, de 15,16 centavos. Já o preço do açúcar branco caiu 1%, sendo cotado a US$ 451 por tonelada.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil — principal região produtora do país — aumentou 18% na segunda quinzena de agosto, em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 3,872 milhões de toneladas.

Outro dado relevante é que 54,20% da cana-de-açúcar processada pelas usinas brasileiras foi destinada à produção de açúcar no período, ante 48,78% no ano anterior. No entanto, no acumulado da safra 2025/26 até agosto, a produção total do Centro-Sul registrou leve queda de 1,9% em relação ao mesmo intervalo de 2024, somando 26,758 milhões de toneladas.

Além do avanço da oferta brasileira, outro fator de pressão sobre os preços foi a informação divulgada pela trading Sucden, indicando que a Índia poderá redirecionar cerca de 4 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol na safra 2025/26. Apesar disso, o volume não seria suficiente para reduzir o excedente doméstico, o que pode levar as usinas indianas a exportarem até 4 milhões de toneladas — o dobro da estimativa anterior de 2 milhões. A Índia é atualmente o segundo maior produtor mundial de açúcar.

Apesar do recuo nos preços, o mercado global ainda projeta um cenário de escassez. No fim de agosto, a Organização Internacional do Açúcar (ISO) estimou um déficit global de 231 mil toneladas para a temporada 2025/26 — o sexto ano consecutivo de déficit. A expectativa é que a produção global cresça 3,3% no ciclo, atingindo 180,6 milhões de toneladas, enquanto o consumo deve avançar apenas 0,3%, para 180,8 milhões de toneladas.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...