Home Açúcar Mercado global de açúcar caminha para superávit em 2026/27
AçúcarÚltimas Notícias

Mercado global de açúcar caminha para superávit em 2026/27

Compartilhar

Brasil deve ampliar moagem de cana-de–açúcar e produção de açúcar, aponta Cepea

O mercado global de açúcar caminha para um cenário de oferta mais folgada ao longo da safra 2026/27. No Brasil, maior produtor e exportador mundial, a expectativa é de avanço na moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, sustentada pela recuperação das chuvas no final de 2025, pela expansão moderada da área e por condições climáticas mais próximas da média histórica.

Segundo o Cepea, a produção pode superar 620 milhões de toneladas de cana, ampliando o potencial de oferta do adoçante, ainda que o rendimento agrícola siga dependente do regime de precipitações no verão.

Pesquisadores do Cepea destacam, porém, que o aumento da moagem não garante necessariamente um forte incremento na produção de açúcar. Diante de um ambiente global projetando elevado superávit e boa disponibilidade nos principais países produtores — como Brasil, Índia e Tailândia —, o setor tende a calibrar o mix entre açúcar e etanol.

Nesse contexto, a mistura obrigatória de 30% de etanol anidro à gasolina e o avanço da produção de etanol de milho reforçam o papel estratégico do biocombustível na definição do mix industrial.

As estimativas atuais indicam produção brasileira de açúcar entre 41 e 44 milhões de toneladas, acima das 39,17 milhões de toneladas registradas na temporada 2025/26 até 16 de novembro, de acordo com dados da Unica.

Preços tendem a moderar com estoques mais confortáveis

No mercado internacional, a perspectiva predominante é de preços moderados, refletindo estoques mais confortáveis, superávit global e maior competição entre exportadores. Ainda assim, fatores como eventos climáticos adversos, políticas indianas de exportação e oscilações no petróleo seguem no radar como potenciais vetores altistas.

O consumo mundial, por sua vez, deve manter trajetória de crescimento gradual, estimado em 1,2% ao ano, impulsionado sobretudo por economias emergentes da Ásia e da África. Já os países desenvolvidos tendem a registrar redução do consumo per capita, diante de mudanças de hábito e substituição parcial por adoçantes alternativos.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tereos abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

Iniciativa une formação técnica e experiência prática para jovens que desejam iniciar carreira...

Últimas NotíciasDestaque

Safra de cana em Minas deve crescer 11,6% e atingir 83,3 milhões de toneladas em 2026/27

Segundo a SIAMIG Bioenergia, avanço é puxado por ganho de produtividade e...

Últimas Notícias

Governo deve anunciar aumento da mistura do etanol na gasolina para 32%

Medida que eleva teor de biocombustível compõe pacote do governo de ações...

Últimas Notícias

Tempo seco em área central do Brasil ameaça milho tardio, mas favorece colheita de cana

Um tempo mais seco em parte da região central do Brasil coloca...