Home Últimas Notícias Mesmo com desafios climáticos, Índia deve produzir 16,4 bilhões de l de etanol
Últimas Notícias

Mesmo com desafios climáticos, Índia deve produzir 16,4 bilhões de l de etanol

Foto/Ilustração: RPAnews
Compartilhar

A Índia, o segundo maior produtor de açúcar do mundo e o maior consumidor global, enfrenta desafios climáticos semelhantes aos do Brasil, com uma seca significativa no meio do ano. Apesar disso, o setor de etanol no país tem experimentado um crescimento exponencial, com a produção saltando de 3,7 bilhões de litros em 2018/19 para uma projeção de 16,4 bilhões de litros na safra atual, conforme relatado por Ganesh Bongane, gerente Geral Adjunto da Baramati Agro, durante a24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, realizada ontem, 21, em São Paulo, quando especialistas discutiram o cenário do açúcar e etanol na Índia.

O crescimento na produção do biocombustível está alinhado com as políticas de descarbonização promovidas pelo governo indiano, que tem incentivado a mistura com o etanol.   Anup Kumar, diretor Geral da Sucden India Hariana, destacou outro aspecto fundamental da indústria açucareira indiana, que é o controle governamental sobre a produção e exportação de açúcar. Cada produtor recebe uma cota específica de exportação, com preços fixados pelo governo, o que gera flutuações no mercado e impacta a competitividade internacional.

No entanto, mesmo com esse protecionismo, segundo Kumar, o governo da Índia continua apoiando o setor, especialmente para promover a produção de etanol e atender às metas de sustentabilidade energética.

Os palestrantes concordaram que o fortalecimento do programa de mistura de etanol no combustível é uma estratégia crucial para a Índia, não apenas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, mas também para impulsionar a economia agrícola local.

Compartilhar
Artigo Relacionado
AgrícolaPopularÚltimas Notícias

Planejamento técnico é o primeiro passo para o sucesso da irrigação por gotejamento na cana

Especialistas destacam que diagnóstico, plano diretor e manejo adequado são fundamentais para...

Últimas Notícias

Zeg Biogás e BioAroeira inauguram planta pioneira de biometano em MG

Na última sexta-feira (17), foi inaugurada a primeira produtora de biometano de...

Últimas NotíciasOpinião

Açúcar: Voos às cegas: manual da falta de risco

Mais uma semana de colapso em Nova York. O açúcar fechou cotado...

Últimas Notícias

“Etanol não pode ser tratado como moeda de troca em negociações”, dizem entidades

Em meio às tratativas entre Brasil e Estados Unidos, a União da Indústria...