Home Últimas Notícias Milho: avanço da safra e melhora das expectativas afeta mercado interno
Últimas Notícias

Milho: avanço da safra e melhora das expectativas afeta mercado interno

Compartilhar

O avanço da colheita da segunda safra brasileira de milho, novas estimativas oficiais indicando produção recorde no País e a melhora do clima nos Estados Unidos mantiveram compradores afastados do mercado spot nacional ao longo da semana passada.

Segundo pesquisadores do Cepea, nesse cenário, os negócios estiveram em ritmo lento, e os preços, em queda. Vale lembrar que o Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) opera nos menores patamares nominais desde agosto de 2020.

“No campo, em relatório divulgado nesta semana, a Conab reajustou positivamente a estimativa de produção para o milho segunda safra para 100,18 milhões de toneladas – um novo recorde. Com isso, a produção nacional de milho da safra 2022/23 é estimada em 129,96 milhões de toneladas, também recorde”, disseram os analistass do Cepea.

Colheita já atingiu 71%

De acordo com o levantamento da AgRural, até a última quinta-feira, a área cultivada com milho safrinha já estava 71% colhida no Centro-Sul do Brasil, em comparação com 64% uma semana antes e 85% no mesmo período do ano passado.

Conforme a consultoria, as chuvas registradas na semana passada prejudicaram o ritmo no Paraná e em Mato Grosso do Sul, que já lideravam o atraso entre os estados, mas não chegaram a causar queixas quanto à qualidade dos grãos. Em Mato Grosso, os trabalhos estão virtualmente encerrados, cabendo agora a Goiás o papel de puxar o ritmo dos trabalhos no Centro-Sul.

A estimativa da assessoria de comercialização, é de que a produção de milho na segunda safra 2023 do Brasil atinja um recorde de 105,6 milhões de toneladas. A produção total de milho é calculada em 135,4 milhões de toneladas.

Natália Cherubin com informações do Cepea

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...