Home Últimas Notícias Milho: Com oferta e demanda apertados, preço não deve cair muito
Últimas Notícias

Milho: Com oferta e demanda apertados, preço não deve cair muito

Compartilhar

O cenário de um balanço global de oferta e demanda ainda apertado, de olho no La Niña na América do Sul, das consequências da seca na Europa e da abrupta revisão para baixo da produção na Ucrânia e de suas condições de exportação, sugere um espaço limitado para quedas no preço do milho.

Uma das principais preocupações do mercado, de acordo com análise do Itaú BBA, é a diminuição do consumo de milho na safra 2022/23. No último relatório do USDA de oferta e demanda global, houve uma diminuição da demanda pelo grão em 2,6% quando comparado à safra anterior.

“Olhando especificamente o mercado norte-americano, a redução é ainda maior quando observam-se as estimativas para as exportações na safra 2022/23, que estão em torno de 52,7 milhões de toneladas, 24,5% inferiores aos números do ciclo anterior. Dados de utilização de milho para a produção de etanol no país também têm desapontado o mercado”, disseram os analistas do banco.

No Brasil, os preços deverão apresentar algum desconto sobre as cotações internacionais no curtíssimo prazo, já que há uma parcela relevante da safrinha 2021/22 para ser comercializada antes do período de colheita da soja. Por outro lado, segundo o Itaú BBA, novos cortes nas perspectivas de produção na Argentina e no Rio Grande do Sul poderão reverter esse cenário.

“Além disso, no médio/longo prazo também há uma possibilidade de queda das cotações no país, descolando dos fundamentos, pelas últimas estimativas indicarem a safrinha 2022/23 como a maior da história”, destacam os analistas do banco.

No 3º boletim de safra divulgado pela Conab, houve uma diminuição da produção esperada para a safra 2022/23, em 570 mil toneladas, atingindo um valor de 125,8 milhões de toneladas, devido a uma retração na estimativa para a safra de verão do Rio Grande do Sul.

Natália Cherubin com informações do Itaú BBA

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasTemos Vagas

Raízen tem inscrições para 400 vagas de aprendiz até domingo, 30/11

A Raízen tem inscrições para mais de 400 vagas de aprendizes nos...

Últimas NotíciasDestaque

Açúcar sob pressão global, enquanto etanol ganha espaço e deve atrair mais mix em 2026/27, aponta Itaú BBA

Com oferta internacional farta derrubando preços do açúcar e demanda firme impulsionada...

raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...