Home Últimas Notícias Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis
Últimas Notícias

Ministro destaca potencial para mais parcerias com o Vietnã na área de biocombustíveis

biocombustiveis
Compartilhar

Alexandre Silveira afirmou que o Brasil pode ser o maior fornecedor de insumo para o país ampliar sua produção de combustíveis mais sustentáveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou neste sábado, 29, do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, em Hanói, e destacou as possibilidades de cooperação na área de energia entre os dois países. O ministro integrou a comitiva liderada pelo presidente Lula à Ásia.

Durante a sessão que discutiu a cooperação energética, Silveira enfatizou o trabalho pela transição energética justa e inclusiva e o trabalho para ampliar as matrizes energéticas mais renováveis e garantir segurança alimentar para a população. O ministro destacou, ainda, a possibilidade de ampliar as parcerias na área dos biocombustíveis.

“Tal como no Brasil, a produção de cana-de-açúcar é relevante para a economia do Vietnã. Isso faz com que nossos países estejam muito bem posicionados para avançar na pauta dos biocombustíveis”, afirmou o ministro, que seguiu: “Já temos uma robusta parceria comercial, com destaque para os grãos secos de destilaria, mas podemos mais. O Brasil pode ser o maior fornecedor do Vietnã de insumos para biocombustíveis”.

Silveira ressaltou o protagonismo brasileiro com a lei do Combustível do Futuro, proposta do governo do presidente Lula que aprimorou o marco legal e regulatório para os biocombustíveis e criou mandados para diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF), por exemplo.

“Temos condições de ampliar nossas parcerias em outras frentes, como SAF, biocombustíveis marítimos e em minerais estratégicos. Estamos de portas abertas para compartilhar com vocês nossa experiência, estreitar parcerias comerciais e caminhar juntos na descarbonização da matriz energética do planeta, fortalecendo a nova economia, a verde”, finalizou Alexandre Silveira.

Por fim, o ministro ainda convidou os representantes do país asiático para participar do Summit de Planejamento Global para a Transição Energética em junho, no Rio de Janeiro, e para a COP 30, que será realizada no Brasil em novembro em Belém (PA).

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Curativo à base de cana-de-açúcar ajuda na recuperação após cirurgia de varizes

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram um curativo feito a...

DestaqueÚltimas Notícias

Petrobras aprova projeto que vai capturar e armazenar 100 mil t de carbono por ano

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 17, a aprovação da construção do Projeto...

Brasil
DestaqueÚltimas Notícias

Agência americana propõe realocar mandatos de biocombustíveis para grandes refinarias

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) propôs...

DestaqueÚltimas Notícias

Há boa vontade de Motta com pacote contra fraudes em combustíveis, diz Arnaldo Jardim

O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara dos Deputados,...