Home Últimas Notícias Moagem atinge 15,8 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril
Últimas Notícias

Moagem atinge 15,8 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril

Compartilhar

Segundo a Unica, houve aumento significativo de 14,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram processadas 13,86 milhões de toneladas

Durante os primeiros 15 dias de abril, 111 usinas começaram suas operações, elevando o número total de unidades produtoras em atividade na região Centro-Sul para 171, em comparação com 166 unidades no mesmo período da safra anterior de 2023/2024.

De acordo com Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da UNICA, ele explica: “a previsão é de que 54 unidades produtoras reiniciem as atividades durante a segunda quinzena de abril, mas esse cronograma de retorno das usinas pode sofrer alterações a depender das condições climáticas de cada região canavieira.”

Quanto à qualidade da matéria-prima colhida na primeira metade de abril, medida em quilogramas de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana processada, houve uma leve redução de apenas 0,04% em comparação com o ciclo agrícola anterior, alcançando uma média de 107,93 quilogramas de ATR por tonelada.

Produção de açúcar cresceu quase 31%

A produção de açúcar na primeira quinzena de abril totalizou 709,51 mil toneladas. Essa quantidade, quando comparada àquela registrada na safra 2023/2024 de 541,75 mil toneladas, representa um aumento de 30,97%.

Na primeira metade de abril, 840,73 milhões de litros (+7,20%) de etanol foram fabricados pelas unidades do Centro-Sul. Do volume total produzido, o etanol hidratado alcançou 693,43 milhões de litros (+39,36%), enquanto a produção de etanol anidro totalizou 147,30 milhões de litros (-48,61%).

Do total de etanol na primeira quinzena da safra que se inicia, 32% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 270,50 milhões de litros neste ano, contra 239,49 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2023/2024 – aumento de 12,95%.

Com informações da Única
Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açucar
Últimas Notícias

Conflito no Irã expõe vulnerabilidade de milho, açúcar e carnes do Brasil, diz consultoria

A escalada do conflito no Oriente Médio, que se soma à guerra...

Últimas Notícias

Petrobras diz que está entregando todo o combustível produzido

A Petrobras afirmou, em nota, que continua entregando ao mercado “todo o...

Últimas Notícias

Grupo Batatais inicia moagem de cana com perspectiva de safra 15% maior em 2026/27

Companhia começou a safra apostando fortemente no mercado de etanol A Batatais,...

AgrícolaÚltimas Notícias

Entre extremos climáticos, irrigação redefine a estratégia produtiva da Fazenda Guarita

Localizada em uma região marcada por forte variação climática, a Fazenda Guarita...