Home Últimas Notícias Moagem do Centro-Sul cai 32,8% e etanol de milho supera 54% da produção no início de dezembro
Últimas NotíciasDestaque

Moagem do Centro-Sul cai 32,8% e etanol de milho supera 54% da produção no início de dezembro

Compartilhar

Com retração na moagem, queda no ATR e avanço estrutural do etanol de milho, setor fecha a primeira quinzena de dezembro com oferta mais curta de cana

Na primeira quinzena de dezembro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 5,92 milhões de toneladas de cana, volume 32,8% abaixo das 8,81 milhões de toneladas registradas no mesmo período da safra 2024/2025. No acumulado da safra 2025/2026 até 16 de dezembro, a moagem alcançou 598,19 milhões de toneladas, frente a 612,67 milhões de toneladas no mesmo período do ciclo anterior, o que representa recuo acumulado de 2,36%.

Na primeira metade do mês, 90 unidades produtoras estavam em operação na região, sendo 71 usinas com processamento de cana, dez empresas produtoras de etanol a partir do milho e nove usinas flex. No mesmo período da safra passada, 127 unidades estavam em funcionamento. Desde o início da safra, 208 unidades já haviam encerrado as operações até 16 de dezembro, contra 209 usinas no mesmo período do ciclo anterior, e outras 36 unidades informaram intenção de encerrar a safra na segunda quinzena do mês. A qualidade da matéria-prima também seguiu pressionada: o ATR médio acumulado até 16 de dezembro ficou em 138,38 kg por tonelada, uma queda de 2,21% na comparação anual.

A produção de açúcar nos primeiros quinze dias de dezembro totalizou 254,24 mil toneladas, com queda de 28,66% frente às 356,35 mil toneladas registradas no mesmo período da safra 2024/2025. No acumulado da safra até 16 de dezembro, no entanto, a fabricação do adoçante atingiu 40,16 milhões de toneladas, acima das 39,81 milhões de toneladas do ciclo anterior.

Etanol sustenta o mercado, com avanço do milho e do anidro

Na mesma janela, a produção de etanol no Centro-Sul somou 740,61 milhões de litros, sendo 393,59 milhões de litros de hidratado (-20,62%) e 347,02 milhões de litros de anidro (+30,18%). No acumulado da safra até 16 de dezembro, a fabricação do biocombustível alcançou 30,27 bilhões de litros (-5,37%), dos quais 18,72 bilhões de litros de hidratado (-8,17%) e 11,55 bilhões de litros de anidro (-0,43%).

Dentro desse volume, o etanol de milho ganhou protagonismo. Na primeira quinzena de dezembro, 54,14% do etanol produzido teve origem no cereal, com 400,96 milhões de litros, frente a 377,97 milhões de litros no mesmo período da safra 2024/2025, uma alta de 6,08%. No acumulado da safra até 16 de dezembro, a produção de etanol de milho somou 6,43 bilhões de litros, avanço de 14,49% na comparação anual.

As vendas de etanol permaneceram firmes. Na primeira quinzena de dezembro, o volume total comercializado atingiu 1,53 bilhão de litros, sendo 582,49 milhões de litros de etanol anidro (+18,03%) e 943,22 milhões de litros de hidratado (+8,18%). No mercado doméstico, o etanol hidratado vendido totalizou 893,98 milhões de litros (+5,53%), enquanto o anidro alcançou 582,49 milhões de litros (+18,38%). No acumulado da safra até 16 de dezembro, a comercialização total de etanol somou 24,85 bilhões de litros (-1,64%), com 15,47 bilhões de litros de hidratado (-5,34%) e 9,37 bilhões de litros de anidro (+5,14%).

No mercado regulado de descarbonização, os dados da B3 mostram que, em 2025, a emissão de CBios pelos produtores de biocombustíveis alcançou 43,14 milhões de créditos, o maior volume anual desde o início do RenovaBio. Já a quantidade aposentada pelos distribuidores de combustíveis somou 40,06 milhões, o que resultou em um saldo de passagem para 2026 de aproximadamente 19,50 milhões de CBios.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...