Home Últimas Notícias Südzucker projeta lucro menor em 2025/26 com mercado de açúcar europeu sob pressão
Últimas Notícias

Südzucker projeta lucro menor em 2025/26 com mercado de açúcar europeu sob pressão

Compartilhar

Desempenho de frutas e outros negócios fora do açúcar impulsionou o resultado da maior produtora europeia, em meio a preços em queda e excesso de oferta no mercado da União Europeia

A Südzucker, maior produtora de açúcar da Europa, reportou lucro operacional no terceiro trimestre do ano fiscal 2025/26, impulsionada pelo desempenho de suas operações fora do açúcar, especialmente o segmento de frutas, que ajudou a compensar a fraqueza persistente do mercado açucareiro na União Europeia, segundo apuração da Reuters.

A empresa alemã informou nesta terça-feira, 13, que o lucro operacional no trimestre encerrado em novembro de 2025 somou 53 milhões de euros (US$ 61,81 milhões), revertendo o prejuízo operacional de 33 milhões de euros registrado no mesmo período do ano anterior.

Mesmo com a melhora no resultado consolidado, o negócio de açúcar permaneceu no vermelho. A companhia reduziu o prejuízo operacional do segmento açucareiro no terceiro trimestre para 47 milhões de euros, ante 95 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Alertando que o mercado de açúcar da União Europeia deve permanecer sob pressão, a Südzucker confirmou sua projeção de lucro operacional para o ano fiscal de 2025/26 entre 100 milhões e 200 milhões de euros, patamar significativamente inferior aos 350 milhões de euros registrados no exercício anterior. O grupo atua em diversos segmentos além do açúcar, incluindo biocombustíveis, amido, pizzas e frutas frescas.

Os dados divulgados mostram que os preços médios do açúcar na UE caíram para 532 euros por tonelada em novembro de 2025, frente a 600 euros por tonelada em novembro de 2024, mesmo após a União Europeia ter restringido as importações de açúcar ucraniano, mais barato, em resposta a protestos de agricultores.

“O desafio que enfrentamos é que a produção de açúcar, tanto na UE quanto no restante do mundo, está muito alta e acima do consumo”, afirmou um porta-voz da Südzucker, segundo a Reuters. “Os preços permanecem baixos e as condições do mercado continuam extremamente desafiadoras. Não se espera uma recuperação significativa dos lucros com açúcar”.

A companhia também informou que os preços do açúcar não se recuperaram no outono do hemisfério norte em função da queda das cotações no mercado mundial e da colheita de beterraba na Europa, que foi maior do que o esperado.

Além disso, mesmo com uma redução considerável nos custos de produção, a empresa destacou que isso não foi suficiente para compensar a queda dos preços. Os estoques produzidos a custos elevados tiveram de ser vendidos a valores mais baixos, pressionando os resultados do segmento.

A Südzucker acrescentou ainda que espera registrar prejuízo operacional no setor de açúcar também no quarto trimestre do atual ano fiscal, reforçando o cenário desafiador para o mercado europeu de açúcar.

Informações da Reuters, tradução RPAnews com ajuda de IA

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina JB em Pernambuco e moagem é retomada após controle das chamas

Fogo atingiu unidade em Vitória de Santo Antão; não houve feridos e,...

Últimas Notícias

EUA anunciam plano para exportação de etanol e veem Brasil como “incógnita”

Órgão americano aponta expansão da produção brasileira e do consumo interno como...

Últimas Notícias

São Manoel mói 3,94 milhões de toneladas e aumenta produção de açúcar na safra 2025/26

Usina elevou em 3,1% a produção de açúcar e ampliou o mix...

Últimas Notícias

Governo concede subvenção ao etanol e preço deve cair ao menos 1,5% nas bombas

Benefício se soma à isenção de PIS/Cofins concedida na semana passada O...