Home Agrícola Monitoramento agrícola atribui atraso de plantio da safra ao período seco
AgrícolaBioenergiaDestaqueUsinas

Monitoramento agrícola atribui atraso de plantio da safra ao período seco

cana, projeto
Compartilhar

O início de semeadura da safra 2020/21 está em compasso de espera de chuvas mais abundantes na maioria das regiões produtoras de grãos do país. A ajuda da natureza até a primeira quinzena deste mês ficou abaixo da média esperada, assim como a umidade de solo ideal para cultivo, sobretudo nas maiores regiões produtoras como Centro-Oeste e Sudeste.

A análise está no Boletim de Monitoramento Agrícola, produzido e publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu site. As anomalias do Índice de Vegetação, de acordo com a publicação, refletem tanto o atraso na semeadura dos cultivos de verão quanto os impactos nos cultivos de inverno. Por outro lado, o tempo firme favorece as lavouras na maturação e a colheita do trigo nos três estados da região Sul.

Evolução das lavouras — O estado do Paraná é o que mais adiantou a colheita do trigo, com 79% da área cultivada, cenário que é semelhante ao da safra passada. No Rio Grande do Sul, cujo desenvolvimento do cereal foi favorecido pelo tempo firme, radiação solar e significativas amplitudes térmicas na maturação dos grãos em alguns locais, a colheita atingiu 19% e, em Santa Catarina, 12% das lavouras estão em condições de colheita.

Para a soja, em Mato Grosso, com a semeadura lenta até o final da primeira quinzena, foram registrados atrasos de 14% em relação à safra anterior, em grande parte das localidades produtoras. Em Goiás, as previsões de chuvas volumosas não se confirmaram e o plantio da oleaginosa ocorreu de forma lenta em grande parte do estado. Já em Mato Grosso do Sul, muitos produtores iniciaram a semeadura, mas permanece a expectativa de previsões climáticas favoráveis. Em Minas Gerais, o plantio está estimado em torno de 15%, e São Paulo sofre também com atraso em relação ao ano anterior.

Quanto à evolução do milho primeira safra, com risco de comprometimento das condições regulares ou ruins das lavouras, devido o baixo volume pluviométrico, melhor situação encontra-se no Paraná, que não sofreu atraso significativo no plantio em relação à safra passada. Minas Gerais estima o plantio em 25%, e em Goiás, a jornada deve ocorrer após o plantio da soja.

O Boletim de Monitoramento Agrícola é um recurso de avaliação agrometeorológica e espectral utilizado pela Conab no apoio às estimativas de safra, análises de mercado e gestão de estoques, em complementação aos dados de campo. O enfoque é a evolução da safra de grãos nas principais regiões produtoras do país, mais direcionado aos cultivos de inverno (Safra 2020) e nos cultivos de verão (Safra 2020/2021), durante a primeira quinzena do mês.

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Área de cana no Centro-Sul cresce 3,1% e Mato Grosso do Sul amplia liderança entre municípios

Levantamento da Serasa Experian aponta 9,17 milhões de hectares disponíveis para colheita...

DestaqueÚltimas Notícias

Atvos lança primeira planta de etanol de milho

Unidade Santa Luzia, em Mato Grosso do Sul, reunirá produção de etanol...

FS
Últimas NotíciasDestaque

AMAGGI conclui aquisição de 40% da FS e reforça investimentos em etanol de milho

Aporte de US$ 100 milhões fortalece plano de expansão da produtora de...

DestaqueÚltimas Notícias

BP bioenergy reduz incêndios em 50% e amplia uso de inteligência operacional nos canaviais

Programa Brigada 4.0 reúne monitoramento em tempo real, inteligência artificial, conectividade e...