Home Últimas Notícias Monofasia do etanol hidratado para PIS e Cofins avança no Senado
Últimas Notícias

Monofasia do etanol hidratado para PIS e Cofins avança no Senado

Compartilhar

O PIS/Pasep e a Cofins sobre o etanol hidratado podem passar a ser recolhidos no modelo de monofasia, sistema em que toda a carga tributária é concentrada em um único elo da cadeia produtiva.

A emenda foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia, no texto que regulamenta a reforma tributária.

A mudança busca simplificar o modelo tributário, evitar evasão fiscal e equilibrar a competitividade do etanol hidratado com outros combustíveis, como o etanol anidro e a gasolina, que já são tributados nesse formato.

A emenda é fruto de articulação entre a Frente Parlamentar, o setor sucroalcooleiro e as distribuidoras de combustíveis. O setor avalia a medida como positiva para promover previsibilidade tributária e atrair mais investimentos.

O Globo/Naira Trindade

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Acusados na operação Carbono Oculto aprofundaram crise nos canaviais paulistas

O empresário João Mourad é praticamente um mito em Catanduva, no interior...

Últimas Notícias

El Niño, fundos especulativos e quebras de safra ampliam volatilidade no mercado internacional de açúcar

Chuvas no Centro-Sul brasileiro, mudanças nas posições dos fundos e perspectivas de...

Últimas Notícias

Datagro projeta moagem de 640,5 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul, com queda de 5% na produção de açúcar

Consultoria estima crescimento de 4,8% no processamento de cana na safra 2026/27,...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

Especial RH: Relacionamento: organizacional x pessoal

Onde pode estar a origem do bom ou mau relacionamento entre as...