Home Últimas Notícias Monofasia do etanol hidratado para PIS e Cofins avança no Senado
Últimas Notícias

Monofasia do etanol hidratado para PIS e Cofins avança no Senado

Compartilhar

O PIS/Pasep e a Cofins sobre o etanol hidratado podem passar a ser recolhidos no modelo de monofasia, sistema em que toda a carga tributária é concentrada em um único elo da cadeia produtiva.

A emenda foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia, no texto que regulamenta a reforma tributária.

A mudança busca simplificar o modelo tributário, evitar evasão fiscal e equilibrar a competitividade do etanol hidratado com outros combustíveis, como o etanol anidro e a gasolina, que já são tributados nesse formato.

A emenda é fruto de articulação entre a Frente Parlamentar, o setor sucroalcooleiro e as distribuidoras de combustíveis. O setor avalia a medida como positiva para promover previsibilidade tributária e atrair mais investimentos.

O Globo/Naira Trindade

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços dos fertilizantes recuam, mas agricultores ainda enfrentam dificuldades, diz Rabobank

Os preços globais dos fertilizantes recuaram em relação aos picos registrados durante...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

Últimas Notícias

Rabobank vê queda quase certa na produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27

Mix mais alcooleiro e menor produção acumulada aumentam incerteza sobre a oferta;...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul recua 7,9% na 1ª quinzena de agosto, aponta ministério

A produção de açúcar do Centro-Sul recuou 7,9% na primeira quinzena de...