Home Últimas Notícias Mortandade de peixes pode ter relação com rompimento de tubulação em usina da Cofco
Últimas Notícias

Mortandade de peixes pode ter relação com rompimento de tubulação em usina da Cofco

Compartilhar

Cetesb constatou o rompimento de uma tubulação de uma usina de etanol e açúcar, que levanta a suspeita de contaminação por vinhaça; episódio ocorre a poucos dias do início da piracema

A Polícia Ambiental e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investigam a mortandade de peixes no Rio São José dos Dourados, em Meridiano (SP). A água apresenta coloração turva e forte odor, o que leva à suspeita de contaminação por vinhaça, resíduo gerado na produção de etanol e açúcar.

A quantidade de peixes mortos às margens e no meio do rio desde sexta-feira, 24, assustou os pescadores, que procuraram as autoridades ambientais.

Em entrevista à TV TEM, a pescadora Aline Morandini lamentou a morte dos animais. “O sentimento é de luto. É uma perda muito grande, é uma judiação ver esse tanto de peixe morto, de onde muitos pescadores vêm e tiram seu sustento. Muito triste”, lamenta.

Em nota, a Cetesb informou que durante as vistorias no sábado, 25, e no domingo, 26, a companhia constatou o rompimento de uma tubulação de uma usina. A água foi coletada e levada para exames em laboratório, que devem confirmar a causa da contaminação.

A Polícia Ambiental confirmou à reportagem que foi acionada e encaminhou o caso para o Ministério Público e para a Cetesb.

Já a usina Cofco International, suspeita do vazamento, disse que o rompimento da adutora, ocorrido na sexta-feira, 24, foi contido pela equipe e, segundo a empresa, não pode ser apontado como causa da mortandade de peixes que vem ocorrendo desde o dia 15 de outubro.

O episódio ocorre a poucos dias do início da piracema, prevista para o dia 1º de novembro, período de reprodução dos peixes, o que agrava a preocupação ambiental

Informações são do G1

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...