Home Últimas Notícias MS cresceu 365% em produção de bioenergia a partir da biomassa da cana em 12 anos
Últimas Notícias

MS cresceu 365% em produção de bioenergia a partir da biomassa da cana em 12 anos

Compartilhar

O Estado de Mato Grosso do Sul, em 12 anos, cresceu 365% em produção de bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar. De 2009 a 2021, a entrega de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar saltou 631 mil Megawatt por hora (MWh), para 2,3 milhões MWh. Os números são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), compilados e divulgados pela Biosul (Associação de Bioprodutores de Mato Grosso do Sul).

As cidades de Ivinhema, Angélica, Rio Brilhante, Caarapó, Ponta Porã, Chapadão do Sul e Sonora são alguns dos principais produtores da energia que  hoje se utilizam de bagaço e também da palha de cana-de-açúcar. Segundo Amaury Pekelman, presidente do Conselho Deliberativo da Biosul para o jornal Correio do Estado, é uma fonte de energia limpa e renovável que proporciona segurança energética e contribui para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Em todo o Estado, as 17 unidades sucroenergéticas em operação cogeram bioeletricidade para o seu consumo próprio. Dessas, 11 unidades – ou 64% delas – exportam o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável pela rede de distribuição de energia em todo o país. Hoje, Mato Grosso do Sul é o 4º maior exportador de bioeletricidade para o SIN.

De acordo com Amaury Pekelman, a cogeração de bioeletricidade tem se destacado cada vez mais pela sua potencialidade e sustentabilidade.  “A bioeletricidade gerada a partir da biomassa da cana traz ganhos ambientais e econômicos. Se trata de uma fonte de energia limpa e renovável que proporciona segurança energética e contribui para a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa, reforçando a participação das usinas que operam no Estado em programas como o RenovaBio”, disse ao jornal Correio do Estado.

Números do MS

Na safra 2021/22 o Estado produziu 41 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 1,3 milhão de toneladas de açúcar e 2,4 bilhões de litros de etanol com um mix de produção: 75% para etanol e 25% par açúcar. Os dados fazem do MS o quarto maior produtor de cana-de-açúcar, o quinto de etanol e açúcar e o quarto maior exportador de bioeletricidade para o SIN.

Das 17 unidades sucroenergéticas em operação, todas são produtoras de etanol hidratado, 11 produzem também etanol anidro e 10 são produtoras de açúcar. De acordo com dados da Biosul, todas cogeram bioeletricidade, mas 11 exportam o excedente para a rede nacional de energia elétrica. Hoje 84% das lavouras de cana-de-açúcar estão concentradas no cone sul do Estado.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA em dezembro sobe 4% ante novembro

Os Estados Unidos exportaram 220,3 milhões de galões (833,84 milhões de litros)...

Últimas Notícias

Petróleo cai à espera de diálogo entre Irã e Estados Unidos

As cotações do petróleo fecharam com leve baixa nesta segunda-feira, 23, à...

açucar
Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com fortalecimento do real brasileiro

Os preços do açúcar registraram forte alta na segunda-feira, com o contrato...

Após iniciar sua safra oficialmente ontem, dia 3 de março de 2020, a Usina Batatais afirmou hoje, em coletiva de imprensa, que espera moer 4,150 milhões de t de cana-de-açúcar
Últimas NotíciasDestaque

Usinas Batatais e Cevasa registram retração operacional e prejuízo no 3º trimestre da safra 2025/26

As usinas Batatais e a Cevasa registraram no terceiro trimestre da safra...