Home Açúcar NASA quer transformar dióxido de carbono em açúcar
AçúcarÚltimas Notícias

NASA quer transformar dióxido de carbono em açúcar

Compartilhar

A Nasa quer  dominar a tecnologia que converte CO2 em açúcar. Como em Marte existe uma grande abundância de dióxido de carbono e sabendo que algumas plantas na Terra tem a capacidade de transformar CO2 em açúcares para obter energia, a tecnologia teria uma grande utilidade para os profissionais, que poderiam produzir coisas como plásticos, combustíveis, remédios e alimentos.

Surgiu assim o NASA CO2 Conversion Challenge, uma competição onde a Administração concedeu um financiamento de 750 mil dólares (cerca de 679 mil euros) a projetos que conseguissem atingir este objetivo. Destacaram-se três equipes que demonstraram potencial para desenvolver esta solução, a Air Company, de Brooklyn, a Hago Energetics de Thousand Oaks, e a SSwEET da Universidade da Califórnia em Berkeley.

“O CO2 Conversion Challenge começou em 2018 para incentivar o público a recriar um processo invisível que as plantas fazem regularmente num sistema não biológico. Apesar de muitos obstáculos, três equipes desenvolveram tecnologias benéficas que podem permitir aos humanos criar produtos valiosos no ambiente marciano”, afirma Monsi Roman, coordenador da Centennial Challenges.

De acordo com a NASA, a Air Company combinou o CO2 com hidrogénio para produzir metanol, e após a remoção do hidrogénio, foi gerado formaldeído, que originou a D-glicose. No modelo da Hago Energetics, foi utilizada eletricidade para dividir água em hidrogénio e oxigênio.
Já o sistema da SSwEET revelou que quando o CO2 é decomposto por energia elétrica gera o glicolaldeído, um composto que autocataliza açúcares como a glicose.
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
CMAA
DestaqueÚltimas Notícias

CMAA amplia produção de açúcar e mantém margem EBITDA acima de 50% na safra 2025/26

CMAA processou 8,3 milhões de toneladas de cana, impactada pelas condições climáticas....

OpiniãoÚltimas Notícias

Biocombustível brasileiro, sustentabilidade com DNA nacional

O Brasil vive um momento decisivo na corrida global pela descarbonização. Com...

Últimas Notícias

El Niño forte coloca safra de cana 2026/27 em alerta, aponta Itaú BBA

Relatório indica alta probabilidade de um evento forte do fenômeno climático e...