Home Safra cana Norte-Nordeste: safra canavieira deve atingir 57 milhões t em 2022/23
Safra canaÚltimas Notícias

Norte-Nordeste: safra canavieira deve atingir 57 milhões t em 2022/23

Foto/Ilustrativa
Compartilhar

As perspectivas para a safra 2022/23 Norte-Nordeste de cana-de-açúcar são bastante positivas. A região, segundo cálculos da NovaBio (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia) que congrega 35 usinas em 11 estados brasileiros, deverá moer 57 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume superior à produção de 54 milhões de toneladas registrada na safra 2021/22.

De acordo com o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, a moagem no Norte e em curso nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia e Sergipe já superou 5,1 milhões de toneladas até 20 de agosto deste ano.

“Esse volume corresponde a 8,9% do total previsto para a safra 2022/23, de 57 milhões de toneladas. Em termos de perfil de produção, o açúcar deverá apresentar um protagonismo maior em função das condições de mercado mais favoráveis”, explica o executivo, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçucar-PE).

Ainda, em uma primeira estimativa para o Nordeste, a NovaBio projeta uma moagem de 19,5 milhões de toneladas em Alagoas; de 14 mi t em Pernambuco; de 6,3 mi t na Paraíba; de 5,2 mi t na Bahia; de 3,1 mi t no Rio Grande do Norte; de 2,5 mi t no Maranhão; de 1,5 mi t no Piauí; e de 1,9 mi t em Sergipe.

Na região Norte, a entidade espera um aumento de 3% nos estados do Tocantins e Amazonas, que deverão moer 2,44 milhões 320 mil toneladas, respectivamente. No Pará, a estimativa é que sejam esmagadas 1,3 milhão de toneladas de cana.

O fechamento da safra 2022/23 nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Amazonas acontece em abril. Já em agosto de 2023, a moagem será encerrada em Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Sergipe.

Safra 2021/22

No ciclo de moagem 2021/22 do Norte-Nordeste, já encerrado, as unidades produtoras do Nordeste esmagaram 46,41 milhões de toneladas, enquanto as do Norte processaram 7,59 milhões de toneladas.

No total, uma produção de 54 milhões de toneladas foi alcançada pelas 53 usinas presentes em 11 estados da região. O volume foi 3,8% maior do que o verificado na safra 2020/21, quando foram registradas 52 milhões de toneladas.

Na safra 2021/22, a fabricação de açúcar atingiu a marca de 2,9 milhões de toneladas, quantidade similar à verificada na safra anterior.

Já a fabricação total de etanol foi praticamente estável em relação ao ciclo anterior. Somando anidro e hidratado, o Norte-Nordeste entregou 2,1 bilhões de litros ao mercado. O destaque foi a produção do etanol anidro, que atingiu 1,02 bilhão de litros, 7% a mais ante a safra 2020/2021, quando foram produzidos 950 milhões de litros.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usinas estão lentas em hegde de açúcar e aumentarão foco no etanol, afirma Czarnikow

As usinas processadoras de cana-de-açúcar no Brasil estão muito atrasadas em suas...

Últimas Notícias

Petróleo cai com perspectiva de conversas entre Irã e EUA

Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, 2, pressionados pela perspectiva de...

Últimas Notícias

Oferta global abundante pressiona preços do açúcar

Perspectiva de superávits globais de açúcar e aumento da produção em Brasil...

Últimas Notícias

Estudo inédito aponta variações estaduais na pegada de carbono de soja, milho e cana-de-açúcar

Pesquisas reforçam base científica do RenovaBio e abrem caminho para recomendações técnicas...