Home Últimas Notícias Nova gasolina com 30% de etanol começa a ser produzida no Brasil; governo espera queda no preço
Últimas Notícias

Nova gasolina com 30% de etanol começa a ser produzida no Brasil; governo espera queda no preço

etanol PL
Compartilhar

A nova gasolina comum com 30% de etanol anidro começou a ser produzida no Brasil nesta quinta-feira (1º), conforme determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A medida representa um aumento em relação ao teor anterior, de 27,5%, e dá início à chamada gasolina E30. A informação foi publicada pelo G1, que também destaca a expectativa do governo federal de que o preço do litro caia até R$ 0,11 nas próximas semanas.

Apesar do início da produção, o novo combustível deve levar alguns dias para chegar aos postos. Isso porque os estoques da gasolina fabricada ao longo de julho, com 27% de etanol anidro, ainda estão sendo distribuídos. Com isso, a nova mistura só deve aparecer nas bombas ao longo das próximas semanas.

A elevação do teor de etanol também veio acompanhada de uma mudança na octanagem da gasolina comum, que passou de 93 para 94 RON — índice que mede a resistência do combustível à detonação. Quanto maior a octanagem, mais eficiente é a queima, o que pode melhorar o desempenho dos motores. Já a gasolina premium (como Podium ou V-Power Racing) segue com 95 RON e 25% de etanol anidro.

Os estudos que embasaram a mudança foram realizados nos últimos meses por um corpo técnico formado por representantes da ANP, do Ministério de Minas e Energia, e de empresas de pesquisa e tecnologia. Os testes foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com participação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). Em entrevista ao podcast CBN Autoesporte, os pesquisadores detalharam o processo de avaliação dos veículos com a nova mistura.

Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), explicou à CBN Autoesporte que, com mais etanol na composição, veículos flex devem apresentar um leve aumento no consumo, já que o poder calorífico do etanol é menor do que o da gasolina. Ou seja, é preciso mais etanol para gerar a mesma energia. O etanol fornece, em média, 70% da energia da gasolina por litro.

Apesar disso, a nova octanagem tende a compensar parte dessa perda. “Elevar a gasolina comum de 93 para 94 RON será muito positivo para os carros flex. Como possuem um mapeamento eletrônico mais flexível para funcionar tanto com etanol quanto com gasolina, ganhar um ponto percentual fará o motor operar melhor”, afirmou Gonçalves.

Segundo Clayton Barcelos Zabeu, professor e pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia, os motores modernos ajustam automaticamente a taxa de compressão ao detectar um combustível de maior octanagem, o que favorece o desempenho. Em alguns casos, o uso de etanol pode até aumentar ligeiramente a potência do motor — algo entre 1% e 2%, afirmou ele à CBN Autoesporte.

Já os donos de veículos exclusivamente a gasolina, especialmente os modelos mais antigos, devem ter atenção. O etanol anidro é hidratado, ou seja, contém água, o que pode causar corrosão de materiais e oxidação de peças metálicas. “Para os veículos antigos, deve-se tomar cuidado para não sofrer com a corrosão de alguns materiais”, alertou Barcelos.

Nesse caso, a recomendação é optar pela gasolina premium. “É um combustível de alta octanagem, com 25% de álcool anidro na mistura. Assim, proporciona melhor desempenho ao veículo mais antigo e pode até deixá-lo mais eficiente. O problema é que também é mais cara”, concluiu Rogério Gonçalves.

Com informações do G1

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do...

Últimas Notícias

Projeto Brazil Sugarcane conecta fornecedores brasileiros a compradores globais em Ribeirão Preto

Rodadas de negócios é promovida pelo Apla e ApexBrasil de 12 a...