O governo de Mato Grosso do Sul vai dar incentivos, como realização de obras de infraestrutura para a nova unidade da Pedra Agroindustrial, a Usina Cedro, que foi adquirida pelo grupo sucroenergético no ano passado e fica localizada no distrito da Vila Raimundo, em Paranaíba, MS.
A informação foi divulgada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que reuniu-se na última semana com o diretor do grupo Pedra Agroindustrial, Luiz Roberto Kaysel.
“Nós viemos aqui reiterar nossos objetivos e compromissos de investimentos no estado e tivemos uma boa conversa com o governador, reafirmando nossas intenções. A construção da usina está em andamento, com previsão de começar a funcionar em 2025. Estamos plantando a cana, fazendo a montagem e transferência industrial, mais de 500 funcionários envolvidos”, afirmou Kaysel, conforme publicado no jornal Diário Digital.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou que o empreendimento, considerado de grande porte, vai mudar o perfil econômico da cidade.
“Hoje, a empresa já tem mais de 3 mil hectares plantados de cana-de-açúcar e está fazendo a construção da usina, que vai produzir 5 milhões de toneladas. Assim, Paranaíba ganha uma série de oportunidades, como na área agrícola, com a expansão da cana. Também muda o perfil da cidade, com a produção de etanol e amido”, disse o secretário.
Embora a construção da unidade, que se chamava Orbi Bioenergia, tenha sido autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em 2016 – cinco anos após o anúncio do projeto –, a usina ainda estava inacabada.
A unidade terá capacidade de produção diária projetada em 310 mil litros de anidro e 580 mil litros de hidratado.
De acordo com Verrruck, além dos incentivos fiscais que já estão garantidos pelo estado, o governo também vai promover obras de infraestrutura, como a implantação de um trevo e um acesso a nova usina.
“O governador destacou que vai fazer estas obras por meio do programa Pró-Desenvolve. Entre elas, este acesso, que vai favorecer os funcionários e transporte da produção”, afirmou.
Para a construção da usina, também está sendo feito a base agrícola, com a produção de cana-de-açúcar para atender o empreendimento. A previsão é de investimento de R$ 400 milhões da empresa na unidade.