Home Últimas Notícias O potencial da máquina de 2 linhas é de produzir 2x a máquina de uma linha
Últimas Notícias

O potencial da máquina de 2 linhas é de produzir 2x a máquina de uma linha

Compartilhar

A colheita da cana-de-açúcar feita com a máquina de duas linhas no Brasil tem uma média acumulada de rendimento em torno de 1,8 x; ainda inferior ao seu potencial, que pode ser alcançado conforme os clientes avançam na curva de aprendizado com esse novo sistema de colheita.

O Estudo que está sendo conduzido em parceria com a D2G traz uma prévia onde ele simula um rendimento de colheita  da CH950 63% acima da máquina de uma linha, e mostra que em diferentes cenários de produtividade, o custo do corte com a máquina de duas linhas sempre é inferior ao de uma linha, mesmo com o rendimento inferior ao seu real potencial.

“Quando trabalhamos com a colhedora de duas linhas, temos uma curva de aprendizado. Na análise realizada, um dos principais pontos que trazem viabilidade para a CH950 é que ela enche o trator-transbordo na metade do tempo da máquina de uma linha. Esse ciclo é diminuído porque a maior parte do tempo, o transbordo fica no pé da colhedora. Reduzindo o tempo na metade, consegue-se fazer mais ciclos em um dia”, disse Maria Renata.

O estudo realizado pela D2G mostrou que a CH950 está rendendo 63% a mais que a máquina de uma linha, ou seja, 1,6X a colhedora de 1 linha.

“A máquina não precisa produzir 2X que a de uma linha para ter viabilidade, a partir de 1,6X, o custo de corte e transbordo já é inferior a maquina de 1 linha. Sem contar com outros benefícios”, destacou.

Segundo ela, a colhedora de duas linhas tem eficiência na limpeza, reduzindo em 60% as perdas por estilhaço, o que significa 3 toneladas/hectare a menos de perdas. Outro benefício apontado por ela é a questão do controle de tráfego.

“Existem estudos que mostram um retorno de 11% em relação ao TCH. Além disso, tem a questão do adensamento de cultura. A colhedora permite o plantio em espaçamento de 1,40, o que proporciona mais cana por metro, em torno de 7%. São somatórias que devem ser consideradas e que não estão sendo colocadas na conta”, disse Maria Renata.

Da Redação
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cosan deixará a Bolsa de Nova York em 18 de setembro

Cosan protocolou formulário na SEC para avançar com processo de deslistagem voluntária...

Últimas Notícias

Petribu arremata antiga Destilaria Água Limpa por R$ 19,4 milhões

Complexo de Monte Aprazível está desativado há mais de 13 anos e...

Últimas Notícias

Avanço dos biocombustíveis amplia necessidade de segurança cibernética das usinas brasileiras

Plantas de produção de etanol conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão...

açúcar
Últimas Notícias

Açúcar cristal segue em alta com oferta restrita em São Paulo

Maior moagem no Centro-Sul não resultou em aumento proporcional da disponibilidade do...