Home Últimas Notícias O potencial da máquina de 2 linhas é de produzir 2x a máquina de uma linha
Últimas Notícias

O potencial da máquina de 2 linhas é de produzir 2x a máquina de uma linha

Compartilhar

A colheita da cana-de-açúcar feita com a máquina de duas linhas no Brasil tem uma média acumulada de rendimento em torno de 1,8 x; ainda inferior ao seu potencial, que pode ser alcançado conforme os clientes avançam na curva de aprendizado com esse novo sistema de colheita.

O Estudo que está sendo conduzido em parceria com a D2G traz uma prévia onde ele simula um rendimento de colheita  da CH950 63% acima da máquina de uma linha, e mostra que em diferentes cenários de produtividade, o custo do corte com a máquina de duas linhas sempre é inferior ao de uma linha, mesmo com o rendimento inferior ao seu real potencial.

“Quando trabalhamos com a colhedora de duas linhas, temos uma curva de aprendizado. Na análise realizada, um dos principais pontos que trazem viabilidade para a CH950 é que ela enche o trator-transbordo na metade do tempo da máquina de uma linha. Esse ciclo é diminuído porque a maior parte do tempo, o transbordo fica no pé da colhedora. Reduzindo o tempo na metade, consegue-se fazer mais ciclos em um dia”, disse Maria Renata.

O estudo realizado pela D2G mostrou que a CH950 está rendendo 63% a mais que a máquina de uma linha, ou seja, 1,6X a colhedora de 1 linha.

“A máquina não precisa produzir 2X que a de uma linha para ter viabilidade, a partir de 1,6X, o custo de corte e transbordo já é inferior a maquina de 1 linha. Sem contar com outros benefícios”, destacou.

Segundo ela, a colhedora de duas linhas tem eficiência na limpeza, reduzindo em 60% as perdas por estilhaço, o que significa 3 toneladas/hectare a menos de perdas. Outro benefício apontado por ela é a questão do controle de tráfego.

“Existem estudos que mostram um retorno de 11% em relação ao TCH. Além disso, tem a questão do adensamento de cultura. A colhedora permite o plantio em espaçamento de 1,40, o que proporciona mais cana por metro, em torno de 7%. São somatórias que devem ser consideradas e que não estão sendo colocadas na conta”, disse Maria Renata.

Da Redação
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Paredes celulares do córtex da raiz da cana-de-açúcar, com formação de aerênquimas (espaços maiores entre as linhas verdes) (imagem: Grayce Romim)
Últimas Notícias

Enzima encontrada na raiz da cana aumenta em seis vezes a produção de açúcar a partir do bagaço

Cientistas da USP isolaram a molécula ao estudar os aerênquimas – estruturas...

Últimas Notícias

Aumento de capital da Raízen pode passar de 200 bilhões de ações para fins de capitalização RSA

A Raízen informou nesta quarta-feira, 7, que, no âmbito da convocação de...

Últimas Notícias

Baixo consumo de etanol pode limitar expansão do processamento de milho no país

A expansão do etanol de milho no Brasil pode esbarrar na falta...