O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela Assovale sob o argumento de descumprimento das regras estatutárias
A Associação Rural Vale do Rio Pardo (Assovale) protocolou um pedido formal na diretoria da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) para que três associações sejam punidas ou excluídas do quadro associativo da entidade. O motivo é a assinatura de um Memorando de Entendimentos com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) no final de novembro.
As três associações citadas são: a Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari (Assocap), a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara (Canasol) e a Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi).
Procurada pelo Agro Estadão, a Orplana informou que respeita as diferentes posições das associações e que, por se tratar de um tema que envolve aspectos estatutários, o pedido está em análise pela área jurídica da entidade. “No momento, não há decisão ou encaminhamento definido”, destacou.
A Assovale afirma que a atitude das três associações desconsiderou uma decisão tomada por ampla maioria no Conselho da Orplana, que havia definido posicionamento diferente sobre estudo encomendado pelo Consecana-SP. No documento, a associação argumenta que a conduta das associações em questão descumpriu regras estatutárias que preveem a exclusão de filiadas que contrariem decisões do Conselho Deliberativo ou atuem de forma considerada prejudicial à entidade.
A entidade também aponta possível conflito de interesses envolvendo a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), que participou do memorando com a Unica. O presidente da Canasol, Luiz Henrique Scabello de Oliveira, ocupa o cargo de primeiro tesoureiro da federação.
Segundo a Assovale, a participação da Feplana no acordo pode estimular a criação de um sistema paralelo de definição do valor do Açúcar Total Recuperável (ATR), o que, na avaliação da associação, enfraqueceria a Orplana, que detém a representação oficial dos fornecedores de cana no âmbito do Consecana-SP.
Agência Estado| Sabrina Nascimento

