Home Destaque Orplana defende êxito do RenovaBio durante audiência em Brasília
DestaqueÚltimas Notícias

Orplana defende êxito do RenovaBio durante audiência em Brasília

Compartilhar

CEO da entidade, José Guilherme Nogueira destacou que inclusão do produtor de cana aumenta a eficiência, assegura o recebimento de CBios e acelera a descarbonização do país

Em meio ao debate na Câmara dos Deputados sobre os impactos dos créditos de descarbonização (CBios) no agronegócio, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) se posicionou sobre a importância do RenovaBio e da inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no programa.

Representando mais de 35 associações de produtores de cana em todo o Brasil, o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, apresentou uma defesa do atual modelo durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizada em Brasília.

Nogueira explicou que o foco nos dados primários estimula os agricultores a reduzirem o uso de diesel e fertilizantes nitrogenados, tendo uma gestão mais estruturada para otimizarem a produção de crédito. Ele ressaltou ainda que a obrigatoriedade das usinas de etanol em pagar os produtores pela sua parcela de CBios garante o recebimento do valor e, ao mesmo tempo, injeta liquidez e dinamismo no mercado, forçando a venda de créditos.

“Essa inclusão ajuda o mercado, ajuda a garantir preços e o desenvolvimento dos CBios e ajuda a descarbonizar o Brasil”, enfatizou sobre o impacto positivo da participação dos produtores no RenovaBio.

A Orplana reforçou também que o programa ainda tem um potencial de crescimento, já que a participação primária não atingiu 10% e que o avanço nesse aspecto trará mais CBios, ajudando a estabilizar preços e, crucialmente, acelerando a descarbonização.  Nogueira ainda frisou que a inclusão do produtor de cana é um motor de eficiência, liquidez e sustentabilidade para o mercado.

Compartilhar
Artigo Relacionado
A retomada da economia esperada para até o final de 2020, com o reequilíbrio do preço do petróleo no mercado mundial e um cenário construtivo de preço para a gasolina ao final da safra canavieira, pode estimular o preço de etanol para o final ano.
Últimas Notícias

Delta Energia anuncia novo diretor de Biocombustíveis para acelerar sua estratégia nesse segmento

Daniel Goulart assume a liderança da área de negócios para impulsionar a...

Últimas Notícias

ANP identifica falhas que levaram funcionário da usina Lins à morte

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificou quatro...

Últimas Notícias

Usina da Adecoagro é multada em R$ 12 milhões por incêndio em canavial

Um incêndio de grandes proporções em um canavial, que provocou pânico e...

CBios
Últimas Notícias

Mercado de CBios mostra recuperação, mas excesso de oferta mantém preços sob pressão

Preços médios dos Cbios no ano-meta 2025 estão em R$ 63,3 por...