Home Últimas Notícias Pela 1ª vez no Brasil, Congresso ATALAC amplia oportunidades para a indústria da bioenergia
Últimas Notícias

Pela 1ª vez no Brasil, Congresso ATALAC amplia oportunidades para a indústria da bioenergia

Compartilhar

A bioenergia vive um dos momentos mais promissores de sua história recente. O avanço da transição energética, a ampliação da mistura de etanol na gasolina (E32), o crescimento acelerado do etanol de milho, a expansão do biogás e do biometano e o desenvolvimento de novas rotas de combustíveis renováveis vêm impulsionando investimentos e ampliando a demanda por tecnologias capazes de elevar a eficiência, a produtividade e a descarbonização das plantas industriais.

É nesse cenário que o Brasil sediará, pela primeira vez, o Congresso Latino-Americano da Associação de Técnicos de Açúcar da América Latina e Caribe (ATALAC). Em sua 13ª edição, o evento acontece de 10 a 14 de agosto de 2026, em programação paralela complementar à 32ª Fenasucro & Agrocana, enriquecendo ainda mais o já consolidado ambiente de negócios, inovação e intercâmbio tecnológico da maior feira de bioenergia do mundo.

Promovido pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), o congresso reunirá especialistas, pesquisadores, usinas, fabricantes de equipamentos, empresas de tecnologia, investidores e representantes de diversos países da América Latina e Caribe para debater tendências e soluções para o futuro do setor.

Seara de oportunidades

A escolha do eixo Ribeirão Preto-Sertãozinho para receber esse encontro consagra a posição da região como o principal polo industrial da bioenergia no Brasil. Para a presidente do CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Rosana Amadeu, o congresso chega como uma oportunidade concreta para as empresas fornecedoras de bens de capital, engenharia, inovação e demais serviços para esse ecossistema – representadas pela entidade e pela CPL (Cadeia Produtiva Local) Bioenergia – de acessar novos mercados para prospectar e expandir negócios, especialmente nesse momento de transformação da matriz energética mundial.

“A bioenergia deixou de ser uma alternativa e passou a ser prioridade na agenda global. Trazer a ATALAC para cá aproxima nossa indústria dos principais players latino-americanos, abre portas para uma cooperação tecnológica mais efetiva, bem como fortalece e amplia sua presença internacional com soluções capazes de atender às demandas da transição energética”.

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ORPLANA promove webinar para analisar fatores que impactam o valor do ATR

Encontro on-line reunirá especialistas para uma análise técnica do cenário nacional e...

Últimas Notícias

BNDES acerta empréstimo de R$ 150 milhões à Cerradinho

Companhia modernizará e ampliará a produção nas unidades em Chapadão do Céu...

Últimas Notícias

Usina Petribu é condenada a pagar R$ 100 mil por descumprimento da cota de aprendizagem

Juíza determinou que empresa contrate, imediatamente, aprendizes em número equivalente ao estabelecido...

Últimas Notícias

Recuperação extrajudicial da Raízen terá consultora nomeada por credores

Helena Ramos, ex-Unigel, vai atuar ao lado do diretor financeiro Lorival Luz...