Home Últimas Notícias Itaú BBA será mais seletivo nos empréstimos ao agronegócio
Últimas Notícias

Itaú BBA será mais seletivo nos empréstimos ao agronegócio

Compartilhar

Apesar disso, BBA  projeta crescimento de 10% para sua carteira de crédito no agronegócio em 2026

Mesmo em um cenário de mais seletividade na concessão de financiamento ao campo, o Itaú BBA projeta crescimento de 10% para sua carteira de crédito no agronegócio em 2026, desconsiderando os efeitos cambiais.

Esse avanço deve vir de segmentos com maior demanda por capital, como o de etanol de milho e o de esmagamento de soja, de acordo com o diretor de agronegócios da instituição, Pedro Fernandes.

“Apoiaremos aqueles clientes que a gente confia que estão fazendo a lição de casa para estarem na situação mais saudável que podem estar”, afirmou Fernandes em entrevista a jornalistas durante o seminário “Agro em Pauta”, promovido pela instituição financeira.

Segundo ele, este não é o momento para “decisões de ímpeto, ou que fazem pouco sentido” e “que vão trazer risco de insolvência”.

Para a nova safra, o principal fator de risco deverá ser o clima, de acordo com os analistas do Itaú BBA.

Fernandes explicou que a seletividade não significa privilegiar os produtores rurais menos expostos às intempéries, mas sim aqueles que estão fazendo a melhor gestão do seu negócio. “Está fora do nosso apetite alguém que está alavancado, enxergando o cenário de El Niño, e que decide aumentar o risco”, afirmou o executivo.

Um El Niño intenso, conforme relatório da instituição, poderia provocar perdas em regiões produtoras importantes, especialmente em Mato Grosso, tornando o equilíbrio global entre oferta e demanda de grãos mais sensível e abrindo espaço para reações nos preços.

“Nosso cenário-base é de um El Niño que pode trazer prejuízos para o Matopiba [confluência entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], com chuvas abaixo da média, eventualmente uma irregularidade no Cerrado, e também a possibilidade de chuvas acima da média no Sul”, afirmou o especialista da consultoria agro do Itaú BBA, Francisco Queiroz.

Projeções

O banco estima que a área de cultivo de soja na próxima safra terá um crescimento de apenas 0,5% em relação ao último ciclo. Os analistas do Itaú BBA acreditam que o Brasil deverá colher 182,4 milhões de toneladas, alta de 1,3% – abaixo das 186 milhões de toneladas estimadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Para o milho, o banco espera que os fundamentos indiquem um cenário de preços mais elevados, com perspectiva de aperto no balanço global e, sobretudo, pelo avanço do consumo doméstico para ração e etanol.

A maior preocupação, é com relação à segunda safra, mais exposta aos efeitos do El Niño, uma vez que eventuais atrasos na colheita da soja podem comprometer a janela de plantio do cereal.

A atratividade do etanol de milho, inclusive, deve fazer com que os produtores não avancem muito na área de plantio de algodão, embora o banco espere um mercado internacional mais ajustado para a pluma.

O Itaú BBA também indicou que espera uma recuperação da moagem de cana no Centro-Sul, resultando em mais produção de açúcar e etanol. Esse cenário deve manter os preços do biocombustível em baixa, já pressionados pelo avanço do etanol de milho.

Para o cultivo de café, embora as margens ainda sejam consideradas boas em termos históricos, o banco avalia que a perspectiva de uma safra mais produtiva poderá pressionar os preços.

Quanto à pecuária bovina, o Itaú BBA vê incertezas no curto prazo por causa das exportações à China, cuja tarifa adicional sobre a carne brasileira acima da cota pode pressionar os embarques e o mercado do boi gordo no segundo semestre.

Compartilhar

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Monções fracas e avanço do El Niño elevam risco para safra da Índia e reforçam incertezas no mercado de açúcar

Análise da S&P Global Platts aponta atraso das chuvas, maior probabilidade de...

Últimas Notícias

Produção de açúcar no Centro-Sul deve ter caído 9,5% no início de junho, aponta pesquisa

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil na primeira quinzena...

Últimas Notícias

Pela 1ª vez no Brasil, Congresso ATALAC amplia oportunidades para a indústria da bioenergia

A bioenergia vive um dos momentos mais promissores de sua história recente....

Últimas Notícias

Novas regras vão classificar e fiscalizar fibras e grãos processados do milho

O Ministério da Agricultura criou novas regras para classificar e fiscalizar os diferentes tipos...