Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Pesquisadora da USP em Piracicaba é premiada por estudo sobre o genoma da cana-de-açúcar

Publicado

em

Nina Reis Soares, da Esalq-USP, foi reconhecida pelo estudo sobre o controle genético da meiose em cana-de-açúcar, contribuindo para avanços na citogenética e no melhoramento dessa cultura

A pós-doutoranda Nina Reis Soares, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, recebeu o James E. Irvine Memorial Travel Award, premiação concedida a pesquisadores que apresentam estudos de destaque na área de genética e melhoramento de plantas. O anúncio foi realizado na última Conferência sobre o Genoma de Plantas e Animais (Plant and Animal Genome Conference), realizada em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, no final de janeiro.

O estudo First Investigation Into the Genetic Control of Meiosis in Sugarcane investigou o controle genético da meiose em cana-de-açúcar, contribuindo para avanços na citogenética e no melhoramento dessa cultura. O trabalho foi realizado no Departamento de Genética da Esalq e teve a supervisão da professora Maria Lúcia Carneiro Vieira.

Nina Reis Soares, da Esalq; Nathalie Piperidis, organizadora do evento; e Ramanthan Valarmath, pesquisadora indiana também premiada no evento – Foto: Divulgação/Sugar Research Australia

A pesquisadora desvendou o controle genético do pareamento cromossômico na cana e demonstrou que as canas comerciais têm meiose regular e, por isso, são férteis, a despeito de sua origem híbrida, ou seja, derivada do cruzamento entre as espécies Saccharum officinarum e S. spontaneum.

A importância da pesquisa se deve ao genoma da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) ser um dos mais complexos do reino vegetal. As variedades modernas são altamente poliploides (com múltiplos conjuntos de cromossomos) e aneuploides (com um número irregular de cromossomos) como resultado da hibridização. Dada a importância da meiose na segregação e recombinação cromossômica, há poucos estudos sobre o controle meiótico em espécies poliploides.

O James E. Irvine Memorial Travel Award é concedido anualmente e tem o objetivo de apoiar a participação de jovens cientistas em conferências internacionais, incentivando a troca de conhecimentos e o avanço das pesquisas nas áreas de genética e melhoramento de plantas.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading