Home Destaque Petróleo fecha em baixa diante de perspectiva de novo aumento da oferta
DestaqueÚltimas Notícias

Petróleo fecha em baixa diante de perspectiva de novo aumento da oferta

Compartilhar

Os preços do petróleo recuaram drasticamente nesta quarta-feira, 3, puxados por novas expectativas de um excesso de oferta após o verão no hemisfério norte, enquanto os operadores acompanham de perto a evolução das relações entre Estados Unidos e Rússia.

“O mercado está preocupado com a nova reunião dos membros da Opep+ [Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados] no domingo”, declarou o presidente da Lipow Oil Associates, Andy Lipow, à AFP.

Os operadores “se preocupam que a Opep+ possa considerar restabelecer a produção adicional após outra rodada de cortes voluntários”, acrescentou. No entanto, a Opep+ anunciou que vai aumentar sua capacidade de produção em 2,2 milhões de barris por ano.

“Alguns analistas estimam que a Opep+, e em particular a Arábia Saudita, afetará a cota de mercado de outros atores da indústria petrolífera” com esta atitude, avaliou Lipow. Até agora, “o mercado absorveu a produção adicional, mas grande parte dela foi armazenada”, ressaltou.

O preço do barril de tipo Brent, negociado em Londres para entrega em novembro, fechou em queda de 2,23%, a US$ 67,60. Por sua vez, seu equivalente americano, o barril de West Texas Intermediate (WTI) com vencimento em outubro, caiu 2,47%, a US$ 63,97.

No entanto, o risco geopolítico continua importante. O presidente americano Donald Trump, que se reunirá com seu par ucraniano Volodimir Zelensky na quinta-feira, afirmou que “coisas vão acontecer” se o presidente russo Vladimir Putin não atender a suas expectativas sobre a guerra na Ucrânia.

Segundo o analista Arne Lohmann Rasmussen, da Global Risk Management, ataques com drones ucranianos contra refinarias da Rússia deixaram fora de serviço até 20% da capacidade de refino russa.

*Agence France-Presse

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Raízen encerra parceria em rede de conveniência e Femsa passa a controlar Oxxo

A Raízen e a Femsa anunciaram nesta quinta-feira, 4, o encerramento da...

DestaqueÚltimas Notícias

Acordo UE-Mercosul acirra tensão entre agricultores e governo francês

A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira, 3, que os 27 países do...

DestaqueÚltimas Notícias

BTG e Itaúsa também avaliam fatia da Raízen, diz Valor

O BTG Pactual e a Itaúsa também estão avaliando comprar uma fatia...

açúcar
DestaqueÚltimas Notícias

Competitividade do açúcar orgânico brasileiro é debatida em missão empresarial nos EUA

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol do Estado...