Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira, 3, impulsionados por dúvidas em relação a uma resolução rápida da guerra na Ucrânia.
O barril do Brent para entrega em fevereiro subiu 0,35%, para US$ 62,67, e o do West Texas Intermediate (WTI) para janeiro teve alta de 0,53%, indo a US$ 58,95.
“Muitos operadores acham que Putin não está interessado em um acordo de paz”, disse o estrategista de futuros de energia da Mizuho USA, Robert Yawger, à AFP. Para ele, isso explica o aumento dos preços.
Rússia e Ucrânia declararam nesta quarta-feira que estão dispostas a prosseguir com as conversas sobre o conflito. Já os europeus consideraram que o presidente russo não mostra vontade de obter a paz.
Putin disse na véspera que não desejava uma guerra com a Europa, mas que estava “preparado” para o caso de os europeus iniciarem um conflito.
Yawger apontou que “as declarações beligerantes” do presidente russo, principalmente contra a Europa, contribuem para manter os preços sob pressão. “Um aumento da tensão não é bom para a demanda de petróleo, e é ainda pior para a oferta”, observa.
Agence France Presse

