Home Últimas Notícias Petróleo sobe em meio à queda de reservas nos EUA e incerteza geopolítica
Últimas Notícias

Petróleo sobe em meio à queda de reservas nos EUA e incerteza geopolítica

Compartilhar

Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira, 21, ainda impulsionados pela forte queda das reservas de petróleo nos Estados Unidos e em meio às dúvidas crescentes sobre o progresso das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

O preço do barril de petróleo de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro subiu 1,24%, chegando a US$ 67,67 por barril. O equivalente americano, o West Texas Intermediate (WTI) para entrega no mesmo mês, aumentou 1,29%, indo para US$ 63,52 por barril.

“O mercado continua a recuperação iniciada ontem graças às estatísticas encorajadoras sobre os estoques de petróleo nos Estados Unidos”, declarou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, à AFP.

O relatório semanal da Administração de Energia dos Estados Unidos (EIA) publicado na quarta-feira, 20, mostrou uma queda muito mais acentuada do que o esperado nos estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos, atribuída a um aumento notável das exportações.

Durante a semana que terminou em 15 de agosto, estas reservas diminuíram em 6 milhões de barris, enquanto os analistas esperavam uma redução de cerca de 850 mil barris, segundo a Bloomberg.

Os números de produtos refinados entregues ao mercado – indicadores implícitos da demanda – também tranquilizaram os operadores, disse Lipow.

Segundo o analista, além disso, ressurgiu um prêmio de risco geopolítico no mercado, já que as conversas entre Ucrânia e Rússia parecem estar paralisadas.

“O mercado está cada vez mais preocupado pela falta de avanços nas negociações de paz” entre ambos os países e “isto poderia levar à aplicação de sanções secundárias” por parte dos Estados Unidos, alertou Lipow.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou impor tarifas secundárias aos países importadores de petróleo russo, especialmente à Índia, o segundo maior consumidor de petróleo russo. Se isso acontecer, o preço do barril pode aumentar significantemente.

Agencia France Press

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...