Home Destaque Pindorama estima moagem de até 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar em 2025/26
DestaqueÚltimas Notícias

Pindorama estima moagem de até 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar em 2025/26

A Usina é a primeira unidade do Norte-Nordeste a fabricar álcool tanto da cana-de-açúcar quanto de cereais, a Pindorama iniciou sua moagem em 1º de setembro de 2024.
Compartilhar

Com a moagem das primeiras 80 toneladas de cana, a usina Pindorama iniciou a safra 2025/26 e deve transformar 1 milhão de toneladas da planta em 55 mil toneladas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol.

Segundo o gerente agrícola, Danilo Wanderley, essa estimativa é semelhante à da safra anterior e considera a escassez hídrica, que causou uma redução de mais de 20% na produção de cana-de-açúcar em Alagoas na safra 2024/25.

“Estimamos que devemos repetir a quantidade da safra passada, entre 800 mil e 1 milhão de toneladas, devido ao último verão severo na questão hídrica. A gente depende 100% da natureza”, explicou o gestor agrícola.

Ele observa que, com área de 80% sequeiro, a produção na Pindorama depende de uma boa distribuição hídrica, principalmente após a colheita, que vai nortear o manejo para um desenvolvimento maior da cultura.

O período de moagem da cana-de-açúcar é o mais esperado do ciclo produtivo anual do litoral sul de Alagoas, onde está a Pindorama. A empresa reúne 1,1 mil cooperados e emprega 1,5 mil colaboradores atualmente. Durante a safra, esse número dobra, com a contratação temporária de mais 1,5 mil trabalhadores, além dos empregos indiretos gerados no entorno da indústria.

O presidente da cooperativa, Klécio Santos, destacou o impacto do período: “É um novo momento para a economia local, porque gera mais empregos, gera mais negócio, aquece todo o comércio”, observou.

A safra 2025/26 da usina Pindorama tem previsão de seguir até meados de fevereiro de 2026. Caso as expectativas se concretizem, a estimativa é de produção de cerca de 55 mil toneladas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol.

Produção de etanol de sorgo

A Usina é a primeira unidade do Norte-Nordeste a fabricar álcool tanto da cana-de-açúcar quanto de cereais, a Pindorama iniciou sua moagem em 1º de setembro de 2024. Em 2025, a expectativa da cooperativa é esmagar diariamente entre 400 e 450 toneladas de sorgo, o que deve resultar em uma produção de aproximadamente 150 mil litros de etanol por dia.

Ao final da safra, a meta é alcançar entre 30 e 40 milhões de litros, podendo até superar essa estimativa. Na safra anterior, em fase de testes, foram produzidos cerca de 12 milhões de litros. Hoje a Pindorama é a usina que mais produz etanol em Alagoas, tanto da cana quanto do milho. “Há três décadas, nossa produção girava em torno de 20 a 30 milhões de litros. Já ultrapassamos os 60 milhões e agora estamos trabalhando para chegar a uma média de 80 milhões de litros por safra” , disse Santos.

No final do processo de transformação do sorgo em álcool, a usina obtém o WDG, coproduto altamente nutritivo para a alimentação animal, com cerca de 36% de proteína.

Para cada tonelada de sorgo processada, obtém-se, em média, meia tonelada de WDG. Essa é uma das vantagens do novo investimento da Cooperativa Pindorama no cultivo de sorgo. Com a produção de etanol a partir da planta, será possível ampliar o rebanho bovino da cooperativa, dentro do projeto de confinamento de animais.

De acordo com Klécio Santos, a meta atual é dobrar o número de animais confinados, passando de 2 mil para 4 mil cabeças. “Iniciamos o projeto em novembro e dezembro e, neste ano, retomaremos no início de setembro, com o início da moagem da cana. É uma iniciativa relevante para a pecuária nordestina, especialmente em Alagoas e na região de Coruripe, já que o custo com transporte será reduzido para quem vive por aqui. Os pecuaristas locais devem enxergar essa como uma excelente oportunidade de negócio”.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...