Home Últimas Notícias PL do Combustível do Futuro propõe marco legal para a produção de combustíveis sintéticos no Brasil
Últimas Notícias

PL do Combustível do Futuro propõe marco legal para a produção de combustíveis sintéticos no Brasil

Compartilhar

Podendo ser produzido a partir de fontes renováveis, esse tipo de combustível contribui para a redução de emissões, sem necessidade de adaptação da frota atual

O Projeto de Lei Combustível do Futuro, apresentado e assinado pelo Governo Federal, nesta quinta-feira (14/09), para envio ao Congresso Nacional, propõe a criação do marco regulatório para os combustíveis sintéticos.

Além de auxiliar na redução das emissões de dióxido de carbono, esses combustíveis podem ser produzidos a partir de fontes renováveis, como a biomassa e outras de baixo carbono. Eles podem substituir, parcial ou totalmente, os combustíveis de origem fóssil, contribuindo para o melhor desempenho ambiental dos motores à combustão no contexto da transição energética, sem necessidade de modificação de peças ou componentes.

Conhecido mundo afora como e-Fuel, os combustíveis sintéticos são objeto de pesquisa e desenvolvimento, sobretudo nos Estados Unidos e Europa. Os estudos estão em estágios avançados e, a partir de 2025, a ideia desses países é que a gasolina sintética já seja usada para abastecer até mesmo os carros de Fórmula 1.

Aqui no Brasil, com o marco legal proposto pelo PL, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o objetivo é fomentar a produção nacional para também oferecer esse combustível como opção para diversos tipos de motores, contribuindo para maior segurança energética no futuro.

O combustível sintético é resultado de uma reação eletroquímica entre o hidrogênio e o gás carbônico. Dentre suas vantagens estão a redução na pegada de carbono e a contribuição para a segurança energética, sem necessidade de adaptação dos motores atuais.

Pela proposta, cabe à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regular e fiscalizar a atividade de produção e distribuição dos combustíveis sintéticos, bem como sua qualidade e uso.

Informações do MME
Compartilhar
Artigo Relacionado
Brasil
Últimas Notícias

Alemanha aprova proposta de lei de biocombustíveis

O gabinete da Alemanha aprovou uma proposta de lei de biocombustíveis na...

India
AçúcarÚltimas Notícias

Fraqueza do dólar impulsiona alta nos preços do açúcar, apesar de sinais de oferta crescente

Os preços do açúcar fecharam em alta na quarta-feira, já que a...

Últimas Notícias

Petrobras pretende entrar no mercado de biometano em parceria minoritária

Segundo a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, estratégia da...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Oferta elevada pressiona açúcar, enquanto etanol mantém valorização em novembro

A moagem no Centro-Sul atingiu 576 milhões de toneladas ao final da...