Home Últimas Notícias Plano Safra: recursos insuficientes e juros altos, segundo a Feplana
Últimas Notícias

Plano Safra: recursos insuficientes e juros altos, segundo a Feplana

Compartilhar

O presidente Lula lançou o Plano Safra na quarta-feira (3). Disse ser o maior da história. A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) participou do anúncio, no Palácio do Planalto. No entanto, a entidade que representa os canavieiros no país contesta e detalhe a informação. Em termos de recursos para a agricultura empresarial, garante que o plano está 9,7% menor em comparação ao anterior, que já não foi o suficiente. As taxas de juros praticadas, algumas delas acima da Selic, embora o governo falou o contrário, afetará o agricultor.

O setor canavieiro, realça a Feplana, terá desafios, sobretudo com a seca trazida pelas mudanças climáticas nesta safra, não levadas em conta com o novo plano, o que afetará a produção e produtividade no campo, impactando na remuneração do agricultor e nas condições para pagar o financiamento, ainda mais com essas altas taxas de juros postas pelo governo.

“Para custeio e comercialização, por exemplo, a taxa será de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp (micro e pequenos produtores) e de 12% para os demais. Já para investimentos, as taxas de juros variam de 7% e 11,5%. Portanto, todas acima da taxa básica de mercado de risco para os produtores não se endividaram”, aponta Paulo Leal. presidente da Federação dos Canavieiros do Brasil.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...