Home Últimas Notícias Plantações devastadas e veículos queimados: Fantástico mostra avanço das chamas no interior de SP
Últimas Notícias

Plantações devastadas e veículos queimados: Fantástico mostra avanço das chamas no interior de SP

Compartilhar

O Fantástico percorreu 700 quilômetros de área afetada pelos incêndios no norte de São Paulo. A combinação de temperaturas acima da média, umidade relativa do ar bem baixa, correntes de vento e a ação do homem está provocando incêndios devastadores em vários estados do Brasil.

Entre a segunda-feira(19) e o sábado(24), foram registrados mais de 3.500 focos de incêndio no estado de São Paulo. “Seria difícil de conceber uma situação de tantos focos de incêndio em tantos pontos distintos e que todos fossem combustão espontânea”, afirma Bruno Bainy, meteorologista da Unicamp.

E condições climáticas ajudaram a alastrar fogo e fumaça. “Os acumulados de chuva eram muito pequenos nas semanas que antecederam esse evento. A condição de temperaturas muito elevadas e de baixa umidade relativa do ar também contribuíram pra que esses focos conseguissem vingar e os ventos intensos também”, explica Bruno Bainy, meteorologista da Unicamp.

Durante toda esta semana, bombeiros e brigadas de incêndio das usinas de cana trabalharam para conter focos, mais de 8 mil locais, entre fazendas, chácaras e sítios, foram afetados. A Defesa civil usou até imagens de infravermelho gravadas por um drone para identificar os focos e agilizar o combate.

Um pátio da Polícia civil, que guardava veículos aprendidos em Ribeirão Preto e outros 14 municípios da região, teve 98% dos carros destruídos. O canavial ao redor desapareceu.

A investigação sobre uma possível autoria criminosa de incêndios já identificou 14 suspeitos. Seis foram presos e quatro seguem detidos.

O prejuízo estimado do agronegócio é de R$1 bilhão. Desde a semana passada, 2 pessoas morreram e 66 ficaram feridas por causa do fogo. O sofrimento também atinge os animais. A maioria chega aos centros de reabilitação com queimaduras de terceiro grau.

Novos incêndios

Esse mapa mostra como a área da faixa roxa, de emergência para novos incêndios, vai crescer até a próxima terça ( 3), cobrindo quase todo o estado.

“Especialmente na primeira quinzena de setembro a gente deve ter um quadro mais grave de temperaturas elevadas e de baixa umidade relativa do ar”, afirma Bruno Bainy, meteorologista da Unicamp.

Com informações do G1
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Elementor #89183

https://revistarpanews.com.br/mapa?layer=3&lat=-23.55&lng=-46.63&raio=5000 https://revistarpanews.com.br/mapa?layer=1&lat=-23.55&lng=-46.63&raio=5000

OpiniãoÚltimas Notícias

O que está por trás dessa “subida na bolsa” da Raízen?

Na semana passada, escrevi sobre os bastidores da reunião entre Shell e...

MilhoÚltimas Notícias

Inpasa envia primeira carga de DDG de milho brasileiro à China

Exportação de 62 mil toneladas de DDG ocorre após abertura do mercado...

Últimas NotíciasDestaque

Produção de etanol pode atingir maior nível em 21 anos na safra 2026/27

Oferta no Centro-Sul deve somar 36,9 milhões de m³; expansão do milho...