Últimas Notícias
Plantio de milho no Paraná cresceu 9%
A semeadura de milho verão no Paraná cresceu 9% em uma semana, mesmo com chuvas volumosas. As informações foram divulgadas ontem, 4, pelo Departamento de Economia Rural (Deral).
Segundo o analista do Deral, Edmar Gervásio para a Reuters, os plantios da soja e milho avançam acima do esperado para o período, apesar do volume maior de chuvas que aconteceu nas duas últimas semanas. “Já nos últimos dias o clima firmou e os trabalhos de campo retornaram com maior intensidade na maioria do estado”, disse.
Levantamento do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), ligado ao governo estadual assim como o Deral, indica que a precipitação total de setembro ficou acima de 175 milímetros na maior parte do estado. No oeste, as chuvas chegaram a 300 milímetros e até a máxima de 375 milímetros foi vista mais ao sul.
Apesar dos avanços semanais, o percentual de plantio está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando o milho verão já havia chego a 75% da área projetada no Paraná.
No entanto, Gervásio afirmou em entrevista à Reuters, que a diferença entre os anos envolve diversos fatores, inclusive o planejamento do agricultor – no caso, a indicação é que ele buscou semear logo para ter uma melhor janela climática para o milho na segunda safra. “Considerando que o avanço do plantio (2022/23) foi grande, é possível inferir que neste ano as condições gerais são melhores que na safra anterior”, disse.
O estado terminou o mês de setembro com 9% da área plantada, ante média histórica de menos de 3% para o mês. Ainda de acordo com ele, o milho fechou com plantio de 58% da área no mês passado. Historicamente, fechava setembro, em média, com 34%. Do ponto de vista de qualidade, uma parcela significativa do milho está em condições boas (93%), conforme classificação do Deral.
Informações Reuters/Nayara Figueiredo
Cadastre-se e receba nossa newsletter