Home Últimas Notícias Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda
Últimas Notícias

Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda

Compartilhar

O poder de compra de fertilizantes pelos produtores em julho de 2024 mostrou uma queda significativa. O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado ela companhia de fertilizantes Mosaic, alcançou o valor de 1.11, resultado que reflete a queda no preço das commodities e o aumento em alguns fertilizantes. Apesar dos atrasos nas compras dos fertilizantes, as perspectivas seguem positivas para a segunda safra de milho e algodão, com a expectativa de recuperação nos próximos meses para evitar acúmulos logísticos no final do ano.

Os preços das commodities reduziram 4,6% no milho e 2,15% na soja em relação a junho. Já o preço dos fertilizantes subiu cerca de 3% no período, com destaque para o aumento de 6% no superfosfato simples (SSP), 5% no fosfato monoamônico (MAP) e 1% na ureia. O cloreto de potássio (KCl) permaneceu estável.

A safra americana segue com boas perspectivas e os números mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) corroboraram esta estimativa. No Brasil e na América do Sul os indicadores também seguem bons, com ajustes de produção e produtividade principalmente na segunda safra brasileira.

Todo este cenário pressiona os preços da soja e do milho. Em julho, o mercado interno registrou alguns picos positivos motivados pelo aumento do dólar, o que permitiu que algumas negociações em real (R$) fossem mais vantajosas. O dólar variou cerca de 2% no período, em um cenário de maior incerteza global pressionado pela inflação brasileira e pela tensão no cenário das eleições norte-americanas e do contexto geopolítico.

O mercado segue atento ao desenvolvimento da safra nos Estados Unidos, às negociações e intenções de plantio para a próxima safra brasileira, além da colheita da segunda safra, que se aproxima do final e proporcionou números surpreendentes em algumas regiões. Como de costume, importante se atentar também às perspectivas climáticas para o início de setembro, que vão ditar a janela das próximas safras.

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Safra 2025/2026 da Usina Caeté – Unidade Marituba é encerrada com recordes e alta eficiência

Resultados expressivos marcam ciclo produtivo mesmo diante de desafios climáticos A Usina...

Últimas Notícias

Cade aprova compra de usinas de geração distribuída da Raízen pelo grupo Gera

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra,...

Últimas Notícias

Tereos estima economia de R$ 40 milhões por safra com integração das operações

Entre as mais recentes ações neste sentido está a inclusão das oficinas...

Últimas Notícias

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo na reta final da safra 2025/26

A poucos dias do encerramento oficial da safra 2025/26 de cana-de-açúcar na...