Home Últimas Notícias Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda
Últimas Notícias

Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda

Compartilhar

O poder de compra de fertilizantes pelos produtores em julho de 2024 mostrou uma queda significativa. O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado ela companhia de fertilizantes Mosaic, alcançou o valor de 1.11, resultado que reflete a queda no preço das commodities e o aumento em alguns fertilizantes. Apesar dos atrasos nas compras dos fertilizantes, as perspectivas seguem positivas para a segunda safra de milho e algodão, com a expectativa de recuperação nos próximos meses para evitar acúmulos logísticos no final do ano.

Os preços das commodities reduziram 4,6% no milho e 2,15% na soja em relação a junho. Já o preço dos fertilizantes subiu cerca de 3% no período, com destaque para o aumento de 6% no superfosfato simples (SSP), 5% no fosfato monoamônico (MAP) e 1% na ureia. O cloreto de potássio (KCl) permaneceu estável.

A safra americana segue com boas perspectivas e os números mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) corroboraram esta estimativa. No Brasil e na América do Sul os indicadores também seguem bons, com ajustes de produção e produtividade principalmente na segunda safra brasileira.

Todo este cenário pressiona os preços da soja e do milho. Em julho, o mercado interno registrou alguns picos positivos motivados pelo aumento do dólar, o que permitiu que algumas negociações em real (R$) fossem mais vantajosas. O dólar variou cerca de 2% no período, em um cenário de maior incerteza global pressionado pela inflação brasileira e pela tensão no cenário das eleições norte-americanas e do contexto geopolítico.

O mercado segue atento ao desenvolvimento da safra nos Estados Unidos, às negociações e intenções de plantio para a próxima safra brasileira, além da colheita da segunda safra, que se aproxima do final e proporcionou números surpreendentes em algumas regiões. Como de costume, importante se atentar também às perspectivas climáticas para o início de setembro, que vão ditar a janela das próximas safras.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
credito
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura anuncia R$ 150 milhões em crédito agrícola

Créditos financiam o desenvolvimento de cadeias produtivas estratégicas para o agro paulista...

Últimas Notícias

TIM fecha acordo com Usina Uberaba e reforça 4G no agro do Triângulo Mineiro

Projeto na usina prevê instalação de novas antenas, ampliando a conectividade no...

Últimas Notícias

Governo de São Paulo lança Manual de Compensação Ambiental para produtores rurais

Mecanismo permite que produtores rurais compensem o déficit de Reserva Legal, garantindo...

OpiniãoÚltimas NotíciasUncategorized

Casamento cancelado no altar: etanol de milho desiste da lua de mel com o Argenta

Você piscou… e o casamento mais promissor do etanol brasileiro ficou só...