Home Edição 202 Por dentro da Usina
Edição 202

Por dentro da Usina

Compartilhar

USINA É AUTUADA POR POLUIR RIO E MATAR PEIXES

Depois que moradores encontraram peixes mortos e reclamaram do mau cheiro no Córrego Verde e do Rio Tenente Amaral, no município de Jaciara, a 142 km de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) autuou e embargou a Usina Porto Seguro, apontada como responsável pela poluição nos locais. A contaminação dos recursos hídricos foi ocasionada pelo rompimento de uma das bacias de contenção da vinhaça.

Durante o trabalho de inspeção e diagnóstico desenvolvido pela equipe da secretaria, foi constatado irregularidades nas bacias de contenção e tratamento de efluentes, assoreamento do córrego, poluição de nascentes, destruição de vegetação nativa e contaminação de solo e recurso hídrico. As multas iniciais pelos crimes ambientais e descumprimento do embargo anterior somam R$ 5,7 milhões. Os técnicos também identificaram o risco iminente de um novo acidente.

Diante do cenário e por medida de precaução, além da paralisação total das atividades industriais, a Sema notificou a usina para que esta faça a drenagem e limpeza das bacias dando tratamento adequado aos resíduos que forem removidos. O auto também solicita projeto de contenção da vinhaça com anotação de responsabilidade técnica e estudo de passivo ambiental apresentando a extensão do dano para o solo, subsolo, aquífero e lençol freático.

ZILOR ANUNCIA NOVA ESTRUTURA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

A Zilor Energia e Alimentos aprovou, durante a Assembleia Geral de Acionistas, a nova estrutura do Conselho de Administração. A empresa contará com três novos conselheiros independentes. Para a presidência do Conselho de Administração da Zilor foi indicado Amaury Olsen, profissional com mais de 40 anos de experiência executiva e de consultoria. Na reunião foi anunciada também a contratação de Britaldo Soares, que é formado em engenheira metalúrgica com pós-graduação em engenharia econômica, e extensão em Gestão e Liderança na Darden School of Business da Universidade de Virginia.

A contratação do terceiro membro que fará parte do Conselho de Administração da Zilor está em andamento. O período de gestão do Conselho de Administração da companhia é de dois anos e, atualmente, é formado por acionistas membros das famílias controladoras e membros independentes. Constituído desde 1993, o Conselho de Administração da Zilor tem o objetivo de discutir e aprovar os Planos Estratégicos visando promover o crescimento sustentável da empresa, proteger e maximizar o retorno do investimento dos acionistas, aprovar políticas e diretrizes e acompanhar o cumprimento dos objetivos estabelecidos nos Planos de Negócios.

BIOSEV REFORÇA AÇÕES DO PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desde abril a Biosev desenvolve sua agenda de atividades do PEA (Plano de Educação Ambiental) para contribuir com a mudança de cultura da comunidade em torno da importância da preservação do meio ambiente.  Isso é realizado com ações educativas que utilizam o processo participativo, como forma de capacitar a população envolvida, para atuar na melhoria da qualidade ambiental e de vida local. Implementado pela primeira vez em 2016, atendendo apenas o município de Lagoa da Prata, essa edição considerou informações do Diagnóstico Socioambiental realizado pela empresa, e estendeu a abrangência das atividades também aos municípios de Moema, Luz e Japaraíba.

As ações do PEA estão programadas até agosto de 2019 e para sua execução, a Biosev firmou parcerias com a comunidade local destes municípios. A participação no Projeto Semeando o Futuro; a parceria com uma clínica veterinária, para realizar os primeiros socorros de animas silvestres; o envolvimento com o Comitê de Combate e Prevenção à Dengue e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco; e atuação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) no município de Japaraíba, são algumas iniciativas. “Além de promover ações educativas sobre o meio ambiente, privilegiando atividades práticas e saberes locais, o objetivo é também difundir a legislação ambiental”, explica Tânia Fernandes, Superintendente do Polo Lagoa da Prata.

BUNGE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

Com o início da temporada de estiagem, a Bunge Açúcar e Bioenergia deu início à Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios de 2018. Sob o mote “Incêndios: Prevenir é Dever de Todos!”, a iniciativa foi levada para os mais de sete mil colaboradores da empresa e também para mais de 1,2 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de diversos municípios vizinhos às usinas da Bunge, que participaram de palestras e visitaram as áreas de reflorestamento da empresa.

 Os jovens estudantes receberam ainda uma cartilha educacional chamada “Incêndios: Previna!”, em que se conta uma rápida história da descoberta do fogo até os dias atuais, discutindo-se os cuidados para prevenir incêndios e os métodos corretos de extingui-los. Este é o quarto ano da campanha, que conta ainda com a participação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e acontece nos estados onde a Bunge Açúcar e Bioenergia possui operações – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

 No ano passado, foram detectados mais de ٥ mil focos de incêndios em todo o país, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mais de ٩٠٪ deles foram causados por ação humana – embora as motivações geralmente sejam acidentais e corriqueiras, o risco de fogo descontrolado e em grandes proporções é grande.  “Os incêndios podem ser evitados com a conscientização das novas gerações. Temos o exercício da cidadania como um de nossos valores, e esse compromisso se estende às comunidades onde atuamos”, disse Alexandre Vieira, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Bunge.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Edição 202

Dropes

MT PROCESSA 12 EMPRESAS DO SETOR POR CORRUPÇÃO A CGE-MT (Controladoria Geral do...

Edição 202

Executivo – Sempre em movimento

Wesley Monteiro Martinez Idade 32 anos Naturalidade Penápolis, SP Formação Administração de...

Edição 202

Atualidades Jurídicas

ÁREA CIVEL Tribunal Regional Federal suspende liminar que permitia a venda direta...

Edição 202

Dicas e Novidades

SOLUÇÃO PROMETE ACABAR COM O DESENVOLVIMENTO DA CIGARRINHA DAs RAízes A cigarrinha...