Home Últimas Notícias Postos são interditados por venderem gasolina adulterada na Bahia
Últimas Notícias

Postos são interditados por venderem gasolina adulterada na Bahia

Compartilhar

Dois postos de combustível no interior da Bahia foram flagrados vendendo gasolina com teor de etanol muito acima do permitido pela legislação durante uma operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O máximo permitido é de 28%, no entanto, em um dos postos interditados, em São Sebastião do Passé, foi identificado um tanque contendo gasolina aditivada com teor de etanol de 53%, e outro de gasolina comum com teor de 45%. O outro estabelecimento, em Alagoinhas, tinha um tanque de gasolina comum com teor de etanol de 42%.

Já um posto em Cruz das Almas foi autuado e sofreu interdição por irregularidades no volume dispensado por bico de abastecimento de diesel S10 comum. A cada 20 litros comercializados, na prática o posto estava fornecendo ao consumidor 19,5 litros.

A operação fiscalizou, na semana passada, 26 postos em Salvador, Candeias, Conceição do Jacuípe, Lauro de Freitas, Governador Mangabeira, Sapeaçu, Dias D’Ávila, Mata de São João, Feira de Santana, Camaçari, além de São Sebastião do Passé, Alagoinhas e Cruz das Almas.

Outros dez estabelecimentos foram autuados, sem interdições, por irregularidades como deixar de prestar informações ao consumidor, exibir marca comercial de distribuidor, mas com cadastro na ANP como bandeira branca, ou seja, sem parceria comercial, ausência de instrumento para o teste da qualidade dos combustíveis, que pode ser exigido pelo consumidor, e exibição de painel de preços em desacordo com a legislação. Foram coletadas 30 amostras de combustíveis para análise em laboratório pela ANP.

A ação foi em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), a Polícia Militar e a Polícia Civil. A equipe da pasta estadual fez levantamentos de estoques dos combustíveis para posterior verificação e conferiu a regularidade das máquinas de cartão de crédito e débito.

Com informações do Correio / Esther Morais 
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Morre Antônio Uchôa de Castro, cofundador da Asplan e referência canavieira da Paraíba

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 11, em João Pessoa (PB), o produtor...

Últimas Notícias

Pedido de recuperação extrajudicial da Raízen preocupa fornecedores de cana

Produtores de matéria-prima temem sofrer com eventuais impactos negativos do plano de...

Últimas Notícias

Maersk vê potencial para novo mercado marítimo com etanol e cobra regulação

O vice-presidente da América Latina de políticas públicas e regulatórias da Maersk,...

Últimas Notícias

Bunge prevê sinergias com Viterra próximas de US$ 350 milhões

Aquisição da empresa ampliam as alternativas de originação e de processamento da...