Os preços do petróleo recuaram nesta terça-feira, 14, devido à perspectiva de aumento da oferta e à tensão comercial entre China e Estados Unidos.
O barril do Brent para entrega em dezembro caiu 1,47%, a US$ 62,39, e o do WTI para novembro fechou em baixa de 1,33%, a US$ 58,70.
Os preços caíram após a divulgação do relatório de outubro da Agência Internacional de Energia (AIE), apontou o presidente da Lipow Oil Associates, Andy Lipow.
A AIE revisou para cima suas previsões de crescimento da oferta em comparação com as de setembro e reduziu levemente suas estimativas de crescimento para 2025 e 2026.
Ao mesmo tempo, “a tensão comercial continua, em segundo plano”, o que representa um peso adicional sobre os preços, acrescentou Lipow.
Após ameaçar na semana passada impor tarifas de 100% à China, o presidente dos Estados Unidos baixou o tom, o que tranquilizou inicialmente os mercados. Mas Pequim indicou que estava pronta para lutar “até o fim”, se necessário, e disposta a continuar dialogando. Estados Unidos e China são os dois maiores consumidores mundiais de petróleo bruto.