Os preços do açúcar cristal ficaram um pouco mais firmes no mercado spot paulista na última semana, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A procura por novos lotes, especialmente de açúcar tipo Icumsa 150, cresceu entre alguns compradores, enquanto a oferta seguiu limitada devido ao maior volume destinado às exportações. Nesse contexto, usinas do estado de São Paulo mantiveram as vendas no mercado interno a preços firmes.
Entre 6 e 10 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal branco (cor Icumsa 130 a 180) registrou média de R$ 117,36 por saca de 50 kg, leve alta de 0,44% em relação à semana anterior.
Em setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal no spot paulista teve média de R$ 118,65 por saca de 50 kg, queda expressiva de 17,54% frente ao mesmo mês de 2024, em termos reais (deflacionado pelo IGP-DI com base em agosto de 2025). Desde o início da safra 2025/26, em abril, as médias mensais permanecem abaixo das observadas no mesmo período do ano passado, com a maior diferença negativa registrada justamente em setembro.
De acordo com o Cepea, o recuo dos preços domésticos nesta temporada tem sido influenciado pelos menores patamares das cotações internacionais do açúcar demerara. Além disso, a demanda interna segue enfraquecida, com relatos de queda nas vendas de produtos à base de açúcar no varejo. Outro fator de peso é o aumento do volume de cana destinado à produção de açúcar pelas usinas paulistas ao longo da safra 2025/26.