Home Últimas Notícias Preços do açúcar recuam devido ao aumento da produção de açúcar no Brasil
Últimas Notícias

Preços do açúcar recuam devido ao aumento da produção de açúcar no Brasil

Compartilhar

Os preços do açúcar recuaram na sexta-feira devido ao aumento na produção de açúcar no Brasil. O relatório divulgado na sexta-feira pela Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia) mostrou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de outubro aumentou 9,4% para 2,350 milhões de t e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até outubro aumentou 22,6% para 37,215 milhões de t. Além disso, 49,39% da cana moída foi utilizada para a produção de açúcar este ano, um aumento em relação aos 45,83% do ano passado.

O contrato do açúcar bruto com vencimento em março caiu 0,49 centavo de dólar, ou 1,8%, indo a 27,29 centavos de dólar por libra-peso, ampliando a retração do mercado após uma máxima de 12 anos, de 28,14 centavos, registrada na terça-feira. O contrato do açúcar branco com vencimento em dezembro também fechou em queda de US$ 9,30, ou 1,2%, para US$ 747,30 por tonelada.

No início da semana passada, os preços do açúcar subiram para os máximos em 12 anos devido às perspectivas de uma oferta global de açúcar mais restrita. O congestionamento nos portos do Brasil também era apontado como fator limitante para as exportações de açúcar, que caíram 10% em outubro.

As perspectivas de redução das exportações de açúcar da Tailândia também vem apoiando os preços do açúcar. Segundo a Barchart, na terça-feira passada, o vice-ministro do Comércio da Tailândia disse que o país iria categorizar o açúcar como uma mercadoria controlada para controlar a inflação e manter a segurança alimentar, o que significa que um painel regulador será necessário para aprovar as exportações de açúcar da Tailândia de uma tonelada ou mais.

Durante a semana, a Thai Sugar Millers Corp projetou que a produção de açúcar da Tailândia em 2023/24 cairia 36%, para um mínimo de 17 anos de 7 milhões de t devido a uma seca severa. Até agora, neste ano, a precipitação na Tailândia está bem abaixo do mesmo período do ano passado, e o início do sistema climático El Niño poderá reduzir ainda mais a precipitação nos próximos dois anos. A Tailândia é o terceiro maior produtor de açúcar e o segundo maior exportador de açúcar do mundo.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e reforça protagonismo na Fenasucro & Agrocana

Implementação dos biocombustíveis entra em vigor em agosto e será tema central...

Últimas Notícias

Pernambuco pode ter geração de energia elétrica com etanol

Suape Energia iniciou a operação de testes com o etanol e, caso...

DestaqueÚltimas Notícias

Bunge conclui fusão com a Viterra e cria gigante global do agronegócio

A Bunge anunciou nesta terça-feira (2) a conclusão bem-sucedida da fusão com...