Home Açúcar Preços do açúcar recuam para mínimas de três semanas com avanço da oferta global
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar recuam para mínimas de três semanas com avanço da oferta global

(Imagem criada por IA)
Compartilhar

Os preços internacionais do açúcar caíram para o menor nível em três semanas nesta terça-feira, pressionados pela combinação entre a desvalorização do real e o aumento da produção em importantes polos produtores. O contrato do produto bruto com vencimento em março de 2026 baixou 0,15 centavo, ou 1%, a 14,67 centavos de dólar por libra-peso, uma mínima de quase quatro semanas. O açúcar branco, por sua vez, caiu 0,9%, para US$ 418,80 a tonelada.

A moeda brasileira atingiu o menor patamar em 1,75 mês frente ao dólar, estimulando as vendas externas das usinas do país e ampliando a oferta no mercado global.

A Índia também contribui para o momento de pressão baixista. Segundo a Indian Sugar Mill Association (ISMA), a produção de açúcar no país entre outubro e novembro avançou 43% na comparação com o ano anterior, alcançando 4,11 milhões de toneladas. O número de usinas em operação aumentou de 376 para 428 na mesma base de comparação, reforçando o ritmo de moagem.

No Brasil, as projeções seguem indicando maior disponibilidade de açúcar. A Conab revisou sua estimativa para a safra 2025/26, elevando o volume esperado para 45 milhões de toneladas, ante previsão anterior de 44,5 milhões. Já dados da Unica mostram que a produção do Centro-Sul na primeira quinzena de novembro cresceu 8,7% em relação ao ano passado, para 983 mil toneladas. No acumulado até meados de novembro, a safra soma 39,179 milhões de toneladas, alta de 2,1%.

O ambiente global de oferta também foi reforçado pela atualização da Organização Internacional do Açúcar (ISO), que passou a projetar um superávit de 1,625 milhão de toneladas em 2025/26. O número representa uma reversão frente ao déficit de 2,916 milhões de toneladas registrado em 2024/25. A entidade atribui o saldo positivo ao aumento de produção em Índia, Tailândia e Paquistão e prevê que a produção mundial cresça 3,2% no próximo ciclo, alcançando 181,8 milhões de toneladas.

Com informações da Barchart

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açucar
AçúcarÚltimas Notícias

Açúcar oscila com dólar forte e projeções de superávit global; contrato de maio fecha a 14,37 c/lb

Os preços internacionais do açúcar encerraram a sexta-feira com comportamento misto nas...

Últimas Notícias

Sindicato denuncia demissão de ao menos 350 trabalhadores da Usina Carolo, em Pontal

Entidade afirma que funcionários não receberam verbas rescisórias e enfrentam atrasos em...

raízen
Últimas NotíciasOpinião

Raízen: o que os números do 4º trimestre realmente revelam

Muito se falou nos últimos dias sobre a situação financeira da Raízen....

DestaqueÚltimas Notícias

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Raízen

Decisão suspende cobranças e execuções contra a Raízen por 180 dias e...