Home Açúcar Preços do açúcar terminam em queda à medida que a produção de açúcar no Brasil aumenta
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar terminam em queda à medida que a produção de açúcar no Brasil aumenta

Compartilhar

Os preços do açúcar no mercado internacional sofreram uma queda significativa nesta quarta-feira, 17, com o açúcar NY encerrando em baixa de 0,36 pontos, queda de 2,26%, e o contrato de dezembro do açúcar branco  caindo 6,70 pontos, ou 1,44%, em Londres. O contrato de açúcar bruto com vencimento em outubro chegou a 15,54 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato mais ativo de açúcar branco atingiu US$ 459,10 por tonelada.

A principal razão para essa queda foi a intensificação da produção de açúcar no Brasil, que pressionou os preços para baixo. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil aumentou 18% na segunda metade de agosto, totalizando 3,872 milhões de toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, a porcentagem de cana-de-açúcar destinada à produção de açúcar nas usinas brasileiras também aumentou, passando de 48,78% na segunda quinzena de agosto de 2024 para 54,20% no mesmo período de 2025.

No entanto, apesar do aumento na produção, a produção acumulada de açúcar no Centro-Sul para o ciclo 2025/2026 até agosto, registrou uma queda de 1,9% em relação ao ano passado, totalizando 26,758 milhões de toneladas.

A pressão sobre os preços do açúcar também vem do mercado global, com notícias vindas da Índia. Na terça-feira, 16, o trader de açúcar Sucden anunciou que a Índia pode desviar 4 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol no ciclo 2025/2026. Embora a medida seja insuficiente para aliviar o superávit de açúcar do país, ela pode impulsionar as exportações indianas, que devem atingir até 4 milhões de toneladas de açúcar, superando as expectativas anteriores de 2 milhões de toneladas.

A posição líquida curta excessiva dos fundos no açúcar de NY também pode resultar em ganhos caso ocorra uma recuperação devido ao fechamento de posições curtas. O relatório semanal de Comprometimento de Traders (COT) da última sexta-feira mostrou que os fundos aumentaram suas posições líquidas curtas nos contratos futuros de açúcar de NY em 32.849 contratos, totalizando 182.608 posições curtas na semana encerrada em 9 de setembro, o maior aumento registrado nos últimos seis anos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...