Home Últimas Notícias Primeira usina de e-metanol em escala comercial é inaugurada na Dinamarca
Últimas Notícias

Primeira usina de e-metanol em escala comercial é inaugurada na Dinamarca

Nova planta Power-to-X de e-metanol da European Energy em Kassø, na Dinamarca - Divulgação
Compartilhar

A primeira planta de e-metanol em escala comercial do mundo iniciou suas operações nesta terça-feira, 13, na Dinamarca. A gigante da navegação Maersk se diz pronta para comprar parte da produção como combustível de baixa emissão para sua frota de navios porta-contêineres.

O setor de transporte marítimo está sob pressão para encontrar novas fontes de combustível depois que a maioria dos países apoiou medidas para ajudar a cumprir as metas da Organização Marítima Internacional de eliminar as emissões de carbono até 2050.

Até o momento, os combustíveis de emissão zero, como a amônia verde e o e-metanol, que são produzidos usando energia renovável, tendem a ser mais caros do que os combustíveis convencionais, principalmente porque não são produzidos em escala.

“Esperamos ter uma paridade de preço com o metanol fóssil por volta de 2035”, disse à Reuters o presidente-executivo da European Energy, Knud Erik Andersen.

Localizada em Kasso, no sul da Dinamarca, a nova planta, que custou cerca de 150 milhões de euros (US$167 milhões), produzirá 42 mil toneladas, ou 53 milhões de litros, de e-metanol por ano, disseram seus coproprietários, a dinamarquesa European Energy e a japonesa Mitsui.

A Maersk será uma das principais clientes da usina de Kasso. A empresa opera 13 navios porta-contêineres com motor bicombustível, que pode ser movidos a óleo combustível e e-metanol, e encomendou outros 13 navios desse tipo.

O metanol tradicional é normalmente produzido a partir de gás natural e carvão. A planta de Kasso produzirá e-metanol usando energia renovável e CO2 capturado de usinas de biogás e incineração de resíduos.

A Maersk disse que um dos maiores desafios na transição para combustíveis sustentáveis é o custo e que está pesquisando tecnologias de combustíveis verdes e métodos de transporte mais eficientes para tornar o processo mais barato.

Andersen afirmou que a empresa tem planos de expandir as instalações de Kasso, além de construir uma série de instalações semelhantes na Europa, na Austrália, no Brasil e nos Estados Unidos.

A farmacêutica Novo Nordisk e a fabricante de brinquedos Lego usarão o e-metanol da planta para fabricar canetas de injeção e elementos plásticos, respectivamente.

Reuters\sabelle Yr Carlsson

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...