Home Destaque Primeiro relatório da safra de cana mostra produção voltada para o açúcar;
Destaque

Primeiro relatório da safra de cana mostra produção voltada para o açúcar;

Compartilhar

O primeiro levantamento da safra 2020/21 de cana-de-açúcar indica que o setor deve destinar mais cana para a produção de açúcar do que na safra passada. A expectativa é de que sejam produzidas 35,3 milhões de toneladas, com um crescimento de 18,5% em relação ao da última safra e que teve encerramento em março.

A estimativa é do 1º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-açúcar, divulgado nesta terça-feira (5), pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O boletim prevê uma colheita de 630,7 milhões de toneladas de cana, volume que aponta para uma diminuição de 1,9% com referência à safra 2019/20.

A região Sudeste, principal produtora do país, deve reduzir em torno de 2% o seu volume, alcançando 406,6 milhões de toneladas, com destaques para os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Já no Centro-Oeste, apesar de aumento de produção em Goiás e da recuperação de produtividade em Mato Grosso do Sul, a região deverá colher 138,9 milhões de toneladas, com uma redução de 1,1%.

A área colhida também sofre queda de 1,2%, alcançando 1,7 milhão de hectares. O Sul, que tem a concorrência com o cultivo de grãos, deverá ter redução de 2,6% na área colhida e produzir 33,3 milhões de toneladas.

O Nordeste, embora menos expressivo em termos de produção, cresce 2% na área, mas reduz a produtividade média em 3,5% e a produção em 1,6%, resultando num volume 1,1% menor frente à última safra totalizando 48,4 milhões de toneladas.

Também o Norte, com um 1% da produção nacional, apresenta um aumento de área cultivada de 2,2% e uma produção estimada de 3,5 milhões de toneladas.

Subprodutos

A Conab passou a disponibilizar, desde a última safra, as estatísticas totais do etanol, com informações sobre o produto à base de cana-de-açúcar e de milho. O volume englobando os dois chega a quase 32 bilhões de litros, com redução de 10,3%.

Só para o etanol da cana-de-açúcar, a estimativa é de produzir 29,3 bilhões de litros, com queda de 13,9% sobre o recorde passado. Já o etanol de milho segue em expansão, devendo ter um aumento de 61,1% e estimativa de 2,7 bilhões de litros nesta temporada.

O etanol anidro da cana-de-açúcar, que é utilizado na mistura com a gasolina, deverá diminuir em 8,8%,.alcançando 9,2 bilhões de litros, mas o de milho supera a temporada passada, elevando-se 76% e alcance de 713,4 milhões de litros.

No caso do etanol hidratado de cana-de-açúcar, a estimativa do total a ser produzido é de 20,1 bilhões de litros,.com redução de 16%, e o de milho, produção de quase 2 bilhões de litros e aumento de 56,4% em comparação a 2019/20.

COVID 19

Ainda seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e também do governo federal, em relação ao combate à pandemia de COVID-19,.os levantamentos continuam sendo realizados por meios eletrônicos,.como contato telefônico e e-mail, em substituição às visitas a todas as unidades de produção,.que ocorrem usualmente. Contudo, isso não compromete a qualidade das informações,.devido à larga experiência da Conab na coleta de informações e à network de parceiros no setor sucroalcooleiro.


Mas. Desse modo. Mas

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

revati
Últimas NotíciasDestaque

Renuka Vale do Ivaí é inclusa em “lista suja” do trabalho escravo

Sucroenergética de São Pedro do Ivaí (PR) entrou na lista após caso...

Últimas NotíciasDestaque

Paulicéia inicia safra 2026/2027 com expectativa de crescimento e foco em sustentabilidade

A Usina Caeté – Unidade Paulicéia iniciou a safra 2026/2027 com expectativa...

Irrigação cana mitos
AgrícolaDestaqueOpiniãoÚltimas Notícias

A importância de um elenco varietal equilibrado na usina

Uma das principais tecnologias de produção e um dos insumos mais baratos...