Home Últimas Notícias Produção de açúcar da Índia alcança 25,74 milhões de toneladas na safra 2024/25
Últimas Notícias

Produção de açúcar da Índia alcança 25,74 milhões de toneladas na safra 2024/25

Compartilhar

A Índia produziu 25,74 milhões de toneladas de açúcar na safra 2024/25 (outubro a setembro), conforme dados coletados até 15 de maio, disse a Associação das Usinas de Açúcar e Bioenergia da Índia (Isma, na sigla em inglês).

De acordo com a Isma, apenas duas usinas ainda estão em operação moendo cana-de-açúcar, ambas localizadas no estado de Tamil Nadu. Para aumentar a produção ainda dentro da atual temporada, várias usinas no sul de Karnataka e Tamil Nadu devem retomar as operações durante a temporada especial de moagem, que normalmente ocorre de junho ou julho a setembro de 2025.

Historicamente, a temporada especial em Karnataka e Tamil Nadu contribui com aproximadamente 400 mil a 500 mil toneladas. A safra açucareira de 2024/25 da Índia está projetada para terminar com uma produção de açúcar de aproximadamente 26,1 a 26,2 milhões de toneladas.

A temporada começou com um estoque inicial de 80 milhões de toneladas. Considerando o consumo doméstico projetado de 28 milhões de toneladas e as estimativas de exportação de até 900 mil toneladas, o estoque final provavelmente ficará em torno de 5,2 a 5,3 milhões de toneladas. Conforme a Isma, isso significa uma “reserva confortável”, garantindo que o país tenha estoque de açúcar suficiente para atender sua demanda doméstica.

De acordo com os suprimentos até 30 de abril de 2025, aproximadamente 2,7 milhões de toneladas de açúcar foram desviadas para a produção de etanol durante a temporada atual.

Além disso, a Isma tem perspectivas otimistas para 2025/26. De acordo com a entidade responsável pelo setor açucareiro, a safra açucareira de 2025/26 se apresenta promissora, impulsionada por diversos desenvolvimentos positivos nas principais regiões produtoras de açúcar.

A Isma afirmou, em comunicado, que nos estados do sul, particularmente Maharashtra e Karnataka, o plantio de cana-de-açúcar apresentou melhora significativa, graças às favoráveis monções em 2024. Apoiado pela forte disponibilidade de cana, o cenário está pronto para o início oportuno da safra de moagem, em outubro de 2025.

“Na região norte, incluindo Uttar Pradesh, espera-se que as iniciativas de substituição de variedades produzam benefícios tangíveis. Espera-se que esses esforços resultem em maiores produtividades de cana e melhores taxas de recuperação de açúcar”, disse a entidade.

Ela ainda acrescentou: “Somando-se a esse impulso positivo, estão as previsões climáticas do Departamento Meteorológico da Índia (IMD) e da Skymet, que preveem monções dentro da normalidade em 2025. Isso é um bom presságio para a saúde e a produção das lavouras, fortalecendo a confiança em uma safra açucareira robusta e produtiva pela frente”.

Safras News/Fábio Rübenich
Com informações do portal ChiniMandi
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...