Home Últimas Notícias Produção de açúcar da Índia pode cair 3,3% com chuvas fracas
Últimas Notícias

Produção de açúcar da Índia pode cair 3,3% com chuvas fracas

Compartilhar

A produção de açúcar da Índia pode cair 3,3%, para 31,7 milhões de toneladas, no ano comercial de 2023/24, que começa em 1º de outubro, já que chuvas mais escassas nos principais estados produtores pode prejudicar os rendimentos, disse uma importante entidade comercial nesta quarta-feira.

A menor produção de açúcar reduziria as exportações do segundo maior produtor mundial do adoçante e sustentaria os preços globais, que estão negociando perto de máximas de vários anos.

A produção de açúcar deve cair no estado ocidental de Maharashtra e no vizinho Karnataka, que juntos respondem por mais da metade da produção total da Índia, disse a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA, na sigla em inglês) em um comunicado.

Os principais distritos de cultivo de cana de Maharashtra e Karnataka receberam até 39% de chuvas abaixo do normal até agora nesta temporada de monções que começou em 1º de junho, de acordo com dados do departamento de clima.

“A safra de cana estava enfrentando estresse de umidade até o final de junho. As chuvas em julho foram boas, mas os modelos climáticos estão sugerindo chuvas menores em agosto e setembro, o que pode levar a rendimentos mais baixos”, disse um comerciante de Mumbai com uma trading global.

A produção de cana-de-açúcar caiu devido à menor precipitação em junho-julho e reduziu a produção para 32,8 milhões de toneladas, ante projeções iniciais de 36,5 milhões de toneladas.

A Reuters foi a primeira a informar em dezembro sobre a provável queda na produção.

A diminuição na produção deste ano levou a Índia a limitar as exportações a 6,1 milhões de toneladas, depois de ter exportado mais de 11 milhões de toneladas no ano anterior.

A Índia deve permitir exportações de 1 a 2 milhões de toneladas na próxima temporada ou evitar totalmente os embarques, já que o governo está empenhado em manter os preços locais sob controle, disse o comerciante.

O consumo de açúcar do país na próxima temporada pode ficar em torno de 27,5 milhões de toneladas, disse a ISMA.

A ISMA disse que a estimativa de produção da próxima temporada está baseada na suposição de que as usinas destinariam 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol.

No entanto, traders disseram que a destinação pode chegar a 5,1 milhões de toneladas, já que as usinas do Estado de Uttar Pradesh, no norte, aumentaram sua capacidade de produção de etanol.

Rajendra Jadhav — Reuters

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...